logo

Mutirão de Cirurgia da Criança será realizado no HPM

19/08/2010 09:01:14 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Kaná Manhães

Objetivo é reduzir as filas e o tempo de espera de crianças que aguardam a oportunidade para fazer cirurgias eletivas de pequeno e médio portes

Reduzir as filas e o tempo de espera de crianças que aguardam a oportunidade para fazer cirurgias eletivas de pequeno e médio portes e ampliar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo do 4º Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. O evento será realizado, nesta sexta-feira e sábado (20 e 21), pela primeira vez no Hospital Público de Macaé (HPM), que dá mais um passo à frente para a qualidade de vida dos macaenses.

O mutirão é promovido pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe) e só podem participar crianças inscritas, atendidas nos hospitais credenciados e que tiveram solicitados por um profissional os exames pré-operatórios necessários. O HPM está entre os cinco credenciados no Rio de Janeiro, que é um dos 13 estados incluídos no Mapa Nacional do Mutirão, do Ministério da Saúde.

Quinze crianças voluntárias inscritas no mutirão serão internadas no HPM na sexta-feira, véspera das cirurgias. A partir das 16h, no solarium da Enfermaria Pediátrica do hospital, onde será montada uma tenda, será realizada a avaliação médica, exames pré-operatórios dos pacientes e a organização dos horários das cirurgias.
Haverá atividades com contador de histórias, brincadeiras, orientação de higiene bucal, distribuição de kit contendo escova e creme dentais e apresentação musical, além de lanches.

Os outros hospitais credenciados no estado são três na capital e um em Campos dos Goytacazes. No país, são 23 hospitais participantes. As cirurgias eletivas para as crianças realizadas no mutirão são, entre outras, as relacionadas a hérnias e a fimose, e patologias do aparelho digestivo, parede abdominal, urológicas e otorrinolaringológicas (ouvidos, nariz, faringe, laringe, cabeça e pescoço).

A equipe do HPM que participa do mutirão é composta pelos cirurgiões Celso Marques de Carvalho, Samira Salim de Carvalho, Oswaldo Fadul e Irnak Marcelo Barbosa, que é o responsável pelo evento no hospital, com apoio dos coordenadores da Cirurgia Geral, Ângelo Raposo, e o coordenador geral de Saúde Coletiva e Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente de Macaé, o pediatra Newton José, também diretor do Centro de Referência do Adolescente (CRA), mantido pela prefeitura no Bairro Imbetiba.

O mutirão, promovido pela Cipe, registra até agora a participação, além do Rio de Janeiro, dos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins, e mais o Distrito Federal.

Segundo a Cipe, no ano passado, durante o terceiro mutirão, foram atendidas 603 crianças em 24 serviços distribuídos em 12 estados. Mais detalhes sobre o mutirão você encontra acessando o site www.cipe.org.br.

Os mutirões estão sendo ampliados para atender à demanda reprimida graças à Política Nacional de Cirurgias Eletivas, criada em 2004, e que conta com 90 procedimentos conforme as necessidades dos usuários nos municípios e nos estados.

O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar os mutirões. A política incorporou aos quatro procedimentos que eram realizados (catarata, próstata, varizes e retinopatia diabética) outros 86 procedimentos, atendendo dois milhões de pessoas em 2009, conforme dados do ministério que garante que houve avanços também na prevenção de doenças no país.