logo

Mutirão de cirurgias pediátricas é realizado no HPM

22/08/2011 10:23:07 - Jornalista: Marcos Neves Jr.

Foto: Kaná Manhães

Para garantir uma estadia mais agradável às crianças, o ambiente foi todo preparado especialmente para este fim de semana

O município de Macaé participou, no sábado (20), do V Mutirão Nacional de Cirurgia da Criança. A iniciativa é da Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe) e acontece em 16 cidades de 10 estados do país, além do Distrito Federal. O ano de 2011 marca a segunda participação consecutiva do Hospital Público de Macaé (HPM) na realização deste benefício à comunidade, sendo o único fora da capital do estado a oferecer o serviço.

A recepção das crianças e de seus pais foi feita pela equipe de enfermagem do hospital e pela Liga de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, integrada por alunos do curso de Medicina da UFRJ-Macaé. Além desses profissionais, abraçaram a causa maqueiros, equipes do centro cirúrgico e da classe escolar,ouvidoria, diretoria e anestesistas, contribuindo, assim como os demais envolvidos, de maneira voluntária para a realização dos serviços.

De acordo com o médico Irnak Marcelo, coordenador do Centro Cirúrgico do HPM, as cirurgias realizadas são ambulatoriais, não demandando internações muito longas. As operações mais frequentes no mutirão foram as de amigdalites, fimoses e retiradas de pequenos cistos, o que proporcionou à maioria das crianças a chance de fazer o repouso pós-operatório em suas próprias casas, devido à simplicidade dos procedimentos.

A equipe, coordenada por Irnak Marcelo é composta pelos cirurgiões Celso Marques, Samira Carvalho e Osvaldo Fadul, ressaltou a satisfação de participar deste esforço pela saúde infantil. Não recebendo qualquer tipo de retorno financeiro a mais por este esforço, a equipe realizou 19 cirurgias no fim de semana, superando os números do ano passado, quando foram feitas 18 operações.

- O mutirão é, sim, uma maneira de desafogar o sistema, realizando essas cirurgias que são mais simples. Mas é, acima de tudo, uma maneira de demonstrar o espírito da nossa equipe, que é o de sempre participar de iniciativas como esta, mesmo que não haja nenhum recurso adicional a ser recebido. Estamos realmente orgulhosos de sermos o único hospital fora da capital a oferecer este serviço – afirmou Irnak.

Para garantir uma estadia mais agradável às crianças, o ambiente foi todo preparado especialmente para este fim de semana. Balões coloridos e desenhos enfeitavam os acessos e paredes do setor pediátrico, uma área foi reservada para brincadeiras e houve até a visita do palhaço Tampinha, que deu conta de deixar as crianças mais à vontade e mais tranquilas para as cirurgias.

Com a realização do mutirão, além da população macaense, os moradores das cidades vizinhas também foram beneficiados. Moradora de Rio das Ostras, Camila Martins trouxe seu filho, Marlon Souza, de 8 anos, para ser operado de fimose no HPM. Ela disse que a espera pela cirurgia vinha desde maio, mas a participação de Macaé no mutirão criou a oportunidade de marcar a operação para este sábado. Feliz pelo atendimento dado a Marlon, Camila elogiou o HPM.


Fotos Relacionadas