Foto: Bruno Campos
Distribuição de telas para tampar caixas de água foi uma das ações
Para sensibilizar os moradores de aproximadamente 10.365 imóveis do bairro Lagomar, a Prefeitura de Macaé realizou um mutirão de combate ao Aedes Aegypti, que terminou neste domingo (3). Setenta agentes atuaram durante sete dias na comunidade, que segundo dados do governo, é uma das áreas com mais casos confirmados no mês de janeiro, cinco de um total de 15 em todo o município. O objetivo da ação neste último dia foi realizar a visita em residências pendentes que estavam fechadas nos demais dias da semana. Além disso, a prefeitura distribuiu telas para caixa d´água e latão.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram visitados cerca de 80% dos imóveis, porém, a equipe de agentes do bairro continuará com as ações nos domicílios pendentes. Durante as visitas, os agentes realizam a eliminação de possíveis criadouros com o tratamento de larvicidas onde necessário e, ainda, orientam aos moradores sobre a importância de manter depósitos fechados, escovar as bordas dos recipientes e colocar os pratos de plantas para baixo.
A dona de casa Terezinha Ramos da Silva, 56 anos, recebeu a tela para tampar sua caixa d´água. “Temos que fazer a nossa parte e ainda recebendo orientações como essas, diminuímos as chances de alguém da nossa família ter a dengue. Estou sempre tomando os devidos cuidados”, frisou.
As amostras dos focos de mosquito serão encaminhadas para o laboratório do CCZ, que possui uma equipe especializada para dar o resultado das análises no prazo máximo de 24 horas. Os ovos do Aedes Aegypti são resistentes, podendo ficar de seis meses até um ano dentro de potinhos, garrafas, pratinhos de planta. Mas, ao entrar em contato novamente com a água as larvas começam a nascer e em uma semana, o mosquito atinge a fase adulta.
Botafogo
Nesta segunda-feira (4), o mutirão começa no bairro Botafogo e acontecerá até a próxima quarta-feira (6) com a atuação de 45 agentes. A expectativa é visitar cerca de 2.470 imóveis para o combate de endemias e roedores. Vale ressaltar que os funcionários estão sempre devidamente uniformizados e com o crachá de identificação da Prefeitura de Macaé.
Plano
Segundos dados da prefeitura, a situação da dengue no município está sob controle, mas os trabalhos de combate ao vetor e de mobilização social devem permanecer a fim de evitar o aumento de casos na cidade. De primeiro a 25 de janeiro, foram registradas 26 notificações e 15 casos foram confirmados. O governo lançou na última semana, um plano municipal de combate ao vetor com o tema “Não dê chance para dengue”. Foram traçadas ações compartilhadas, com diversos órgãos da prefeitura. Um “choque” de limpeza em vários bairros da cidade foi iniciado desde o primeiro dia da gestão. Na educação, uma campanha envolverá os alunos da rede pública, com abordagem das temáticas de combate dentro da sala de aula em diferentes disciplinas.