Foto: Juranir Badaró
Onze bairros e um distrito recebem equipe na próxima semana
Seguem na próxima semana os mutirões para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chicungunha e zika vírus. Os agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses e a equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos estarão nas ruas de 11 bairros e um distrito da Região Serrana.
No bairro Lagomar, 30 profissionais atuam entre os dias 11 e 15 de janeiro. A localidade é a mais populosa do município com 37 ruas e 42 mil habitantes. A previsão é realizar vistorias em todos os imóveis e fazer o recolhimento de inservíveis que serão retirados das casas pelos moradores.
O carro de som da Secretaria de Comunicação irá percorrer as ruas do bairro Lagomar, no domingo (10), avisando sobre o dia e o horário que deverão colocar os inservíveis no portão para recolhimento.
A atuação dos agentes acontecerá ainda nos bairros Novo Cavaleiros, Imbetiba, Parque União, Nova Esperança, Morro de São Jorge, Nova Malvinas, Malvinas, Cavaleiros, Lagoa e Glicério.
O trabalho nas ruas inclui a eliminação mecânica dos focos, o tratamento com larvicida, colocação de telas em caixas d`água e orientações aos moradores sobre como evitar a proliferação dos vetores.
As ações incluem ainda o controle químico com carro fumacê para eliminar os mosquitos na fase adulta. O carro passa sempre às 6h e às 18h, e a população deve abrir as portas e janelas, cobrir os alimentos e gaiolas dos animais. Na segunda-feira (11) as ações serão realizadas no Novo Horizonte e no Riviera; na terça-feira (12), na Nova Esperança e na Nova Holanda; na quarta-feira (13), no bairro Águas Maravilhosas e na Granja dos Cavaleiros; na quinta-feira (14), no Miramar e na Imbetiba e na sexta-feira (15), no Parque Duque de Caxias.
O coordenador do CCZ, Flávio Paschoal, lembra que a melhor forma de evitar que mosquito Aedes aegypti nasça é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do inseto. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.