A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação e do vereador Paulo Paes Filho, promove, na quinta e sexta-feira (21 e 22), mais uma edição do Mutirão Minha Escola Querida. Desta vez, a programação especial será no Colégio Municipal Pedro Adami, no distrito de Córrego de Ouro, das 8h às 17h, e contará com o apoio do vereador George Jardim e do secretário de Limpeza Pública, Carlos Eduardo Jardim. O objetivo é resgatar a cultura do pertencimento e integrar os moradores da Serra para ampliar e resgatar as relações com a comunidade escolar.
A expectativa é reunir um público expressivo. De acordo com a coordenação do programa, mesmo em período de recesso escolar, a comunidade escolar se mobilizou com entusiasmo para a realização do 13° mutirão. Os interessados em participar como voluntários devem comparecer à escola a partir das 8h. Hoje, o programa conta com 1.388 voluntários cadastrados.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, uma das propostas é integrar todos os envolvidos diante da consciência de que a escola pertence à população e todos são responsáveis pela unidade escolar. Ele afirma ainda que, o programa se consolida com a intenção de sensibilizar a sociedade sobre a sua participação na educação pública, visando o desenvolvimento de ações do voluntariado e da cidadania empresarial.
Para a coordenadora do programa, Sônia Terezinha Gonçalves, o “Minha Escola Querida” reforça o papel da escola como união de forças dos estudantes, pais de alunos, professores e da comunidade estimulando ações, que visam transformar a realidade. “Realizamos reuniões produtivas para integrar e saber as necessidades da localidade” destaca.
Durante a programação, o público poderá assistir apresentações de balé e capoeira do grupo Arte Luz; arte de grafite, com o professor Marlon Gitiranna, o Muk, e os grafiteiros MQM e LUG. Além disso, os moradores de Córrego do Ouro poderão fazer parte da produção da arte japonesa de arranjos florais (Ykebanas), com a Fundação Mokiti Okada. A animação do mutirão também ficará por conta do Arraiá, com o grupo da Terceira Idade, representante do Parque Aeroporto e do maestro Sirlei Gama de Castro.
Durante o mutirão serão executados serviços de reparos e melhorias como pintura da unidade escolar, incluindo portas e grades, além da reforma elétrica, recuperação do pátio, substituição de cortinas para as salas, limpeza e recuperação de telhas. Todas as ações foram articuladas pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação e Subsecretaria de Infraestrutura da pasta.
Segundo Sônia Terezinha, em virtude do sucesso, o programa conta cada vez mais com a adesão do voluntariado empresarial. Representantes do comércio local estão participando efetivamente da reforma da escola Pedro Adami, a exemplo de instituições e empresas como Emoldurart´s, Mil Artes Macaé, Universidade Estácio de Sá, Agência Brasil e Frash Print Artes Gráficas, além da Guarda Municipal.
O primeiro mutirão “Minha Escola Querida” foi realizado, no dia 30 de maio 2009, no Colégio Municipal Wanderley Quintino, localizado no bairro das Malvinas.