Foto: João Barreto
De terça a quinta-feira, Valentina Miranda, Engenho da Praia e Virgem Santa recebem combate à dengue
Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Macaé prossegue com os mutirões em diversos pontos da cidade. Desta vez, as ações começam nesta terça-feira (2) nos bairros Valentina Miranda, Engenho da Praia e Virgem Santa. As comunidades receberão as visitas de 115 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que realizarão as atividades até quinta-feira (4). Serão beneficiados cerca de 3,5 mil imóveis.
O objetivo é reduzir o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue. Segundo dados do CCZ, são 23 casos notificados no bairro Engenho da Praia, 11 no Valentina Miranda, e 10 na Virgem Santa. A ação prevê a conscientização dos moradores sobre a importância da prevenção à doença.
Durante o mutirão, os agentes realizam a eliminação de possíveis criadouros, fazem o tratamento com o uso de larvicida, e orientam os moradores sobre a importância de manter depósitos fechados, escovar as bordas dos recipientes e colocar os pratos de plantas para baixo.
Os ovos do Aedes aegypti são resistentes, podendo ficar de seis meses até um ano dentro de potinhos, garrafa e pratinhos de planta. Mas, ao entrar em contato novamente com a água, as larvas começam a nascer e em uma semana, o mosquito atinge a fase adulta.
Os agentes também realizam o mapeamento das casas fechadas e abandonadas e as caixas d´água que estão sem tampa. A orientação dos agentes é de que a população evite o acúmulo de lixo, sendo esta uma forma de prevenir a proliferação de mosquitos.
Diversos bairros já foram contemplados com os mutirões. Entre eles, Lagomar, Parque Aeroporto, Nova Holanda, Nova Esperança, Morro de São Jorge, Morro de Santana, Visconde de Araújo, Village do Horto e Village da Serra. Na próxima semana, as ações acontecem no Novo Horizonte, Maringá e Centro. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, Macaé está com 1,7 mil casos notificados, sendo 161 confirmados.
O Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. O telefone de atendimento para informações, denúncias e solicitações é o (22) 2772-6461.