O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde prossegue com os mutirões de combate à dengue em vários bairros da cidade e na região serrana do município. Cento e vinte agentes de endemia realizam o trabalho de aplicação de larvicidas e entregam folhetos explicativos sobre a dengue e a febre chicungunya transmitidas, respectivamente, pelos mosquitos Aedes Aegypti e Aedes Albopictus.
Os agentes percorrem até sexta-feira (13), de 8h às 13h, os seguintes bairros: Centro, Riviera Fluminense, Morro de São Jorge, Novo Botafogo, Praia Campista, Nova Esperança, Parque Aeroporto, Lagomar e o distrito do Frade.
De acordo com o coordenador do CCZ, Ramon Bouças, os mutirões são feitos no período do verão, intensificando o combate à dengue, uma vez que as chuvas tendem a aumentar nessa época do ano (janeiro a abril).
Segundo ele, o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) tem propensão de se desenvolver em áreas mais quentes. "As temperaturas estão mais elevadas e as pessoas devem ter cuidado para não acumular água em reservatórios para não propiciar a multiplicação do vetor", alerta.
O Centro de Controle de Zoonoses lembra que, em caso de chuvas, o itinerário para realização dos mutirões nos bairros poderá sofrer alterações. Informações ou solicitações de visitas de agentes poderão ser realizadas pelo telefone 0800-0226461.