logo

Mutirões de combate à dengue prosseguem nos bairros (2)

21/01/2015 13:37:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Nesta quinta-feira (22), as ações serão realizadas no bairro Cajueiros

Os mutirões de combate à dengue prosseguem em 15 bairros. As ações são realizadas pelos agentes de combate a endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da secretaria de Saúde. Na manhã desta quarta-feira (21), eles estiveram percorrendo as ruas do Parque Aeroporto, aplicando larvicidas e entregando folhetos explicativos sobre a dengue e febre chicungunya, transmitidas pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

O supervisor geral do CCZ, Marcial Soares, explicou que no Parque Aeroporto, 12 agentes de endemias realizam o trabalho nas residências com o objetivo de identificar possíveis focos do mosquito da dengue e ainda orientar os moradores sobre a importância de não se deixar água acumulada, manter as caixas d´água fechadas para impedir que virem criadouro do Aedes aegypti, entre outros cuidados para evitar a doença.

"Como em outros bairros, já estamos aplicando o novo larvicida Pyriproxifen e colocando telas de proteção nas caixas d´água nas residências que não possuem", acrescentou.

A dona de casa, Zélia Cruz recebeu as orientações da agente de endemia, que alertou sobre a importância de se manter os tambores de água devidamente fechados.

- Tenho a consciência de que o meu quintal possui muitas plantas e por esse motivo, tento manter tudo limpo e sempre troco a água. Acho muito importante o trabalho realizado pelos agentes de endemias - disse.

Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estarão até sexta-feira (23) nos bairros Cavaleiros, Sol y Mar, Centro, Visconde de Araújo, Alto dos Cajueiros, Parque Valentina Miranda, Jardim Vitória, Malvinas, Costa do Sol, Nova Esperança e Parque Aeroporto.

Nesta quinta-feira (22), as ações serão realizadas no bairro Cajueiros e na sexta-feira (23), Riviera Fluminense.

Febre Chikungunya - O primeiro caso de febre Chikungunya aconteceu no ano de 1950, na África. O paciente tem dificuldades de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas. Os principais sintomas são: febre alta; dor e inchaço nas articulações; náuseas e vômitos e dor de cabeça.

Dengue clássica - Os principais sintomas da dengue clássica são: febre alta com início súbito; dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; perda do paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.

Dengue Hemorrágica - Os sintomas são: dores abdominais fortes e contínuas; vômitos persistentes, pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória e perda de consciência.


Fotos Relacionadas