Uma nova semente começa a germinar no município em torno de um objetivo comum: a defesa da água. Setores da administração municipal juntamente com a Petrobras, representantes da região serrana e entidades como o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Emater-RJ, Pesagro-RJ e o Comitê de Bacias do Consórcio MRA-5 resolveram deixar de lado as diferenças, e unir forças por melhores resultados na luta pela recuperação dos recursos hídricos do município.
O primeiro passo nessa direção, foi dado nesta quinta-feira, dia 24, em reunião realizada no distrito de Glicério, capitaneada pelo presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira, e o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares. Se a primeira sugestão for aceita por todos os envolvidos no projeto, a força-tarefa será chamada de Grupo de Apoio de Recuperação Aqüífera (Gara). “Boas idéias, comprometimento e parcerias geram maior eficiência”, frisou o presidente da Emhusa.
A intenção do grupo é sintonizar as ações que já vem sendo desenvolvidas por entidades ambientalistas e órgãos governamentais, visando melhor aproveitamento e maior abrangência dos projetos em execução. O foco principal será a recuperação de nascentes e mananciais, através do revegetação das matas ciliares. “Essa idéia surgiu durante a 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, quando tivemos a oportunidade de estar em contato com representantes de diversos segmentos envolvidos com as questões ambientais”, disse o engenheiro da Emhusa, Danilo Maltez, que é o coordenador da Câmara Temática de Saneamento do Plano Diretor.
A necessidade de produzir mudas para dar suporte ao reflorestamento foi destacada pelo secretário de Meio Ambiente como uma das ações que precisam ser implementadas. “Não há oferta de mudas no mercado, o que torna necessário a criação de viveiros para pulverizar a produção de mudas no município”, ressaltou Fernando Marcelo, acrescentando que a atividade pode ser rentável e trazer ganhos sociais agregados ao negócio. A próxima reunião do grupo está agendada para o dia 14 de novembro, na sede da Pesagro.