Foto: Rui Porto Filho
Festa foi realizada na área em que acontece a equoterapia, no Parque de Exposições
A chegada do Papai Noel de cavalo e a entrega de presentes fizeram a alegria dos pequenos, atendidos na Equoterapia promovida no Parque de Exposições Latiff Mussi, no tratamento de fisioterapia da Casa da Criança e do Adolescente, da Apae, da Associação Motivados pelo Autismo Macaé - Mopam e de outras instituições. O bom velhinho arrancou suspiros e aplausos da garotada, pais e responsáveis que participaram do 1º Natal da Reabilitação Infantil.
Uma média de 150 crianças estiveram na festa realizada na área em que acontece a equoterapia, que recebeu decoração natalina e atuação de profissionais com gorrinho. Antes da tão esperada chegada do Papai Noel, a garotada recebeu lanche especial, participou de brincadeiras e ganhou kits odontológicos com escova, pasta, fio dental e livro educativo com dicas de saúde bucal distribuídos pela Coordenadoria de Odontopediatria da Prefeitura. Na ocasião, o personagem “Dentinho Saudável” percorreu a área, interagiu e tirou fotos com as crianças.
Emocionada com a programação, a chefe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação do município, Janiane Nunes, agradeceu aos parceiros que doaram presentes. "É um momento ímpar de muita alegria para toda a equipe, pois todos se envolveram com carinho e comprometimento na realização deste 1° Natal. Com certeza ver o brilho no olhar das crianças é nossa maior recompensa. O Papai Noel chegando de cavalo é um momento especial. O coordenador da Equoterapia, Tiago Franco que se vestiu de Papai Noel está muito comovido”, destacou.
Também presente, a Coordenadora de Odontopediatria da Prefeitura, Carla Bittencourt, elogiou a iniciativa. “É muito significativo estarmos com a equipe da Reabilitação nesta programação. Esta é uma oportunidade de tratarmos da saúde bucal de maneira lúdica. Vimos o interesse dos pais e das crianças e adolescentes junto aos kits e ao Dentinho”, pontuou.
A programação foi motivo de elogios para os pais. Rosana Tereza Maravilha Gomes que acompanhou o filho que é atendido pela fisioterapia na Casa da Criança e do Adolescente. Mãe do astuto Rômulo Maravilha Gomes, de 11 anos, ela se comoveu ao ver o menino receber uma bola. “Ele estava querendo ganhar este presente e aposto que vai fazer uma festa em casa. O Rômulo é cadeirante e sabe se adaptar às situações”, disse.
Um dos primeiros a ganhar presente e ser fotografado com Papai Noel, Rômulo lembra que a bola é um presente e tanto. “Estamos em período de Copa do Mundo. Eu amo uma bola e um bom futebol. Vou torcer para a Argentina ganhar”, comentou.
Da mesma opinião é Cláudio César Salgado e Analu Porto Cardoso que fizeram questão de acompanhar o praticante de equoterapia, Ângelo Porto Cardoso, de 8 anos. “Ele ama o atendimento e pratica desde que tinha 2 anos. Antes, o Ângelo era inibido e, com o tempo e o atendimento, passou a se socializar. Esta programação está de parabéns”, contou Cláudio.
Vestida como assistente de Papai Noel, a psicóloga que atua na equoterapia, Sandra Reis, comenta que a programação contribui não apenas para os atendidos. “Este é um momento oportuno para troca de ideias e socialização. Com certeza encontros como estes fazem diferença junto aos usuários que festejam e os pais e responsáveis que compartilham experiências”, ressaltou .
Vale lembrar, que a Equoterapia atende 225 usuários. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h20. O serviço é destinado a quem apresenta necessidades especiais e tem acima de dois anos. Pacientes com síndrome de down, devem ter a idade mínima de três anos. Para participar, o paciente passa por uma triagem. É preciso comparecer na sede do programa, com encaminhamento médico específico, e documentos pessoais como carteira de identidade e comprovante de residência. Logo após, é realizada avaliação individual, com psicólogo e fisioterapeuta.