logo

Natal Solidário supera expectativa e beneficia Centros de Assistência Social

17/12/2015 09:58:00 - Jornalista: Joice Trindade e Laís Monteiro

Foto: Juranir Badaró

Instituições e Centros de Referência de Assistência Social (Cras) recebem brinquedos e o Papai Noel

O número expressivo de doações de brinquedos para o Natal Solidário superou a expectativa, o que permitiu que mais instituições fossem beneficiadas com a ação. Inicialmente seriam cinco as instituições beneficiadas; com a arrecadação, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) foram incluídos.

As instituições beneficiadas foram: Casa do Caminho, Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Sentrinho. Já os Cras atendidos foram: Serra, Nova Esperança, Botafogo, Aroeira, Novo Horizonte e Barra.

Os brinquedos serão distribuídos até sexta-feira (18). A entrega está contagiando a garotada, que também participa de uma atividade especial junto com o Papai e a Mamãe Noel em vários pontos da cidade.

Cerca de 700 crianças e adolescentes das instituições selecionadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente participam da programação. No Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad), a festa especial será nesta quinta-feira (17), às 13h30. Na agenda desta sexta-feira (18), também estão o Sentrinho, às 9h e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), das 10h às 12h. Ambas vão receber brinquedos e o Papai Noel.

De acordo com o gestor do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, Rafael Amorim, a entrega foi importante pois mobilizou toda a sociedade. “Tivemos a adesão de pessoas de diversas partes do município. Arrecadamos cerca de 700 brinquedos. A contabilidade e a distribuição foram feitas de maneira bem transparente. Registramos um número excedente de brinquedos, que propiciou a entrega para os Centros de Referência de Assistência Social em ação conjunta com a secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos”, ressaltou.

Nesta quinta-feira (17), a programação do Natal Solidário será no Cras Novo Horizonte, às 13h. O cronograma segue às 15h no Cras da Barra.

Amada - Na quarta-feira (16), a festa do Natal Solidário foi feita na Associação Macaense do Deficiente Auditivo (Amada), onde foram distribuídos 47 presentes para meninos e meninas, que apresentam deficiência auditiva-surdez. Entre eles estava o pequeno Arthur Borel, de sete anos. Ele afirmou que gostou do presente e da festa de entrega. “Ganhei um boneco robô do Papai Noel, estou muito feliz”, explicou, acompanhado por uma intérprete de libras.

A diretora presidente da Amada, Marilene Fernandes, aprovou a ação e relatou que foi gratificante ver o brilho nos olhos das crianças ao receber o presente do Papai Noel. “Eles sabiam que ganhariam uma surpresa, mas não imaginavam que seria entregue pelo Papai Noel” destacou.

Centro de Referência - Já na terça-feira (15), cerca de 50 atendidos do Centro de Referência de Assistência Social da Nova Esperança ganharam brinquedos. Os assistidos na faixa de sete a 14 anos fazem parte do projeto intitulado “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”.

De acordo com a coordenadora do Cras Nova Esperança, Erivalda Bittar, este ano foi positivo para o Cras. “Registramos a mudança de postura de muitas crianças e responsáveis, que estão cada vez mais unidos. A entrega de brinquedos é mais uma oportunidade de socialização destes jovens, neste período especial”, frisou.

Para a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, a programação do Natal Solidário marca o fim de ano dos assistidos do Cras. “Agradecemos o apoio do Fundo Municipal. É gratificante saber que a população é solidária. Também é muito bom ver a satisfação no olhar desta garotada, que no mês de janeiro, terá a oportunidade de participar da programação da Colônia de Férias”, destacou.

Animada com a entrega dos presentes, a jovem Rayssa Silva comentou que esta é uma época que não será esquecida. “Amei ingressar nas atividades do Cras. Nunca imaginei que fosse ganhar presente de Natal. Fiquei sabendo que os moradores de Macaé que doaram. Quando crescer quero ser uma doadora também. Gosto muito do Cras. Faço questão de estar em todas as oficinas. Tudo aqui é diferente”, contou a estudante do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola.

Outro assistido do Cras, João Victor Martins, de 14 anos, contou que gostou da surpresa de ganhar presente e fazer parte da festa de Natal. “Tudo aqui é muito legal. Já indiquei colegas e primos. Gosto do Natal e ter uma festa é muito legal”, comentou o aluno da rede municipal.