Nelson Rodrigues encanta público do Novas Cenas

15/04/2013 10:54:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

Ícone da literatura brasileira, Nelson Rodrigues é tema de peças no Solar dos Mellos

Obras de Nelson Rodrigues, mestre da dramaturgia nacional, transformaram o pátio do Solar dos Mellos em teatro a céu aberto. De sexta-feira (12) a domingo (14), mais de 500 pessoas passaram pelo espaço para assistir Três Vezes Nelson, Valsa n° 6 e O Beijo no Asfalto. Os espetáculos são do “Novas Cenas”, programa de fomento à produção de grupos amadores de teatro, que está em sua terceira edição, com apresentações em diversos municípios do estado. O festival contou com apoio da prefeitura e coordenação da Fundação Macaé de Cultura.

Os estudantes Herbet Brum e Julya Ávila foram prestigiar a peça O Beijo no Asfalto. Para eles, a iniciativa incentiva o fomento da arte. “É bom ter ações como essas. Elas devem acontecer sempre como forma de entretenimento e incentivo à cultura. Além disso, Nelson Rodrigues é encantador”, ressaltou Julia.

O Beijo no Asfalto, em cartaz neste domingo (14), da Comunidade de Teatro de Irajá (CTI) e direção de Ribamar Ribeiro, mostrou uma trama do atropelado da praça da Bandeira, que pede um beijo a Arandir, figura jovem e de coração puro e atormentado. Amado Ribeiro, repórter do jornal "Última Hora", presencia o beijo na boca entre os dois homens e, junto com o delegado corrupto Cunha, transforma a história do último desejo de um agonizante em manchete principal. O sensacionalismo da "Última Hora" muda completamente a história, retratando Arandir como um criminoso que empurrou o amante e depois o beijou. A vida do jovem se transforma num inferno e nem mesmo sua mulher acredita que ele é inocente.

Já a Valsa n° 6, peça apresentada no sábado (13), é um monólogo e tem como personagem a solitária Sônia, uma menina assassinada aos quinze anos de idade, que luta para, entre um delírio e outro, montar o quebra-cabeça de suas memórias. A história de uma adolescente revela uma teia de assassinato, adultério, dupla personalidade, alucinações e conflitos entre o real e o imaginário. O espetáculo é da Cia Círculo Teatral, do Rio de Janeiro, com direção de Renato Neves.

No primeiro dia das apresentações, sexta-feira (12), o público participou de debate com o diretor, cineasta e fotógrafo urbano, Márcio Gonçalves, após uma mostra audiovisual de Nelson Rodrigues com dados biográficos do “anjo pornográfico”, como é conhecido na história do teatro brasileiro. Em seguida, a noite foi marcada pelo espetáculo Três Vezes Nelson, com os atores de Macaé Márcio Penna e Fernando Clauscen. No palco, a comédia dramática de 40 minutos, reuniu os contos “Delicado”, “O pediatra” e “O grande Viúvo”.

Programa

O "Novas Cenas" é um programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro que promove a circulação pelo estado de grupos teatrais e musicais compostos por artistas em formação ou recém-formados. Entre os objetivos são: contribuir para o enriquecimento da agenda cultural nas cidades e consolidar novas companhias, além de servir de estágio para atores, músicos e técnicos que estão entrando no mercado de trabalho.

O programa está dividido em três etapas: capacitação, quando os grupos selecionados participam de oficinas; mostra; e circulação, quando os grupos apresentam suas montagens, em três municípios do estado do Rio de Janeiro. A capacitação dos grupos é composta por oito oficinas: sobre o autor, direção/interpretação, cenário, figurino, iluminação e sonorização, preparação vocal e corporal.


Fotos Relacionadas