Foto: Rui Porto Filho
Solar dos Mellos - Museu da Cidade exibe filmes a partir das 16 horas
Prossegue nesta quinta-feira (28), a partir das 16h, no Solar dos Mellos - Museu da Cidade, a programação cultural de janeiro com a exibição de filmes de curta-metragem. O propósito é aproximar o público do museu e torná-lo mais uma opção de entretenimento para a população. São três filmes de curta-metragem apresentados em sequência - o documentário "Legados de D. Alba" e os de ficção "O Sapo" e "Morango com Limão".
Quem promove é a Vice-Presidência de Acervo e Patrimônio Histórico, ligada à Fundação Macaé de Cultura (FMC), que durante todo este mês mantém a programação para que o público apreciador da sétima arte possa também participar de uma visita guiada às exposições do museu situado na Rua Conde de Araruama, 248 – Centro.
Veja a sinopse dos curtas:
O documentário "Legados de D. Alba" (2015), com duração de 22 minutos e direção de Romulo Campos e Ricardo Meirelles, é de classificação livre. O documentário descreve a trajetória da humanista e empreendedora Alba Corral que, ao lado do marido, criou a Malharia Bariloche, uma das primeiras indústrias têxteis de Macaé. O filme mostra a chegada da família à cidade e a vida empresarial, social, religiosa e política de uma das mulheres mais carismáticas da região norte-fluminense. Ela implantou de forma pioneira a Agenda 21 em Macaé.
Os filmes de ficção "Morango com Limão" e "O Sapo" têm na direção de Adolfo Sarkis e também censura livre. No curta "Morango com Limão", Pepe é um carioca simples que trabalha fazendo sucos em uma lanchonete. Todos os dias por lá são iguais até que um estranho pedido, "morango com limão", quebra sua rotina, mudando o rumo de sua vida e do verão carioca. Já "O Sapo", de 18 minutos, conta que para se aproximar da garota de seus sonhos, o pequeno Lucas terá que viver um papel muito curioso.