Foto: Flávio Sardou
Graças às ações imediatas coordenadas pela prefeitura, a partir de janeiro, a queda no número de casos registrados foi de cerca de 98%
Macaé comemora o resultado positivo do combate ao mosquito transmissor da dengue. No primeiro trimestre de 2013 foram 2.792 casos notificados, enquanto em 2014 foram 42, até o fim de março. Graças às ações imediatas coordenadas pelo grupo "Todos contra a Dengue", a partir de janeiro, a queda no número de casos registrados foi de cerca de 98%. Para comemorar o Dia Mundial da Saúde e o resultado positivo de combate à dengue, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, realizou uma cerimônia nesta segunda-feira (07) com a presença de secretários municipais, convidados e a imprensa.
Em janeiro, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) apresentou um índice de 4% (risco eminente). Depois das ações iniciadas pela prefeitura, o índice do LIRAa baixou para 2,1%. Uma tenda foi montada na praça Washington Luis, que uniu todas as secretarias, fundações e empresas municipais no combate ao Aedes aegypti. De 21 de janeiro até o fim de março, foram registradas 900 ações. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) visitou 27.709 imóveis, e outros 588 imóveis em estado crítico foram vistoriados pelas equipes da prefeitura.
- A cidade precisa de um governo que pense como um todo. Essa ação que fizemos para reduzir os índices da dengue, todas as secretarias e órgãos municipais participaram, num grande mutirão. Temos um atendimento de qualidade hoje em Macaé no que se refere à Saúde - ressaltou Dr. Aluízio, lembrando da obra de ampliação do Hospital Público Municipal (que terá mais 100 leitos, sendo 20 vagas na UTI).
Locais como Novo Eldorado, Miramar, Novo Horizonte e Imbetiba que tinham índices de infestação predial para o Aedes aegypti acima de 5,3%, em janeiro, baixaram para 0%, em março. Com o índice de 2,1%, o município se mantém em alerta.
- Tivemos uma queda vertiginosa e significativa. Isso se deve a atuação do grupo do "Todos contra a Dengue" que atuou, mapeando a cidade nas suas áreas de maior risco. Fizemos um trabalho bairro a bairro, casa a casa, quintal a quintal. Estamos comemorando essa conquista, mas não podemos descuidar, precisamos que a população coopere e faça do combate ao mosquito da dengue, uma regra - pontuou o secretário de Saúde, Flávio Antunes.
O subsecretário de Saúde, Michel Haddad, lembrou que o tema do Dia Mundial da Saúde este ano, escolhido pela Organização Mundial da Saúde, é "Pequenos vetores, grandes doenças".
- A meta para a região Sudeste era de redução de 80% no índice de infestação da dengue. Macaé apresentou uma redução ainda maior de 98% - destacou o subsecretário de Saúde.
A ação do Dia Mundial da Saúde segue na praça Washington Luis de terça a sexta-feira (de 08 a 11) das 13h às 18h, com a participação de vários programas da prefeitura de Macaé.