No dia 18 de abril comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para homenagear a figura do escritor Monteiro Lobato, que nasceu neste dia. E para festejar o Dia Nacional do Livro Infantil, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promove atividades especiais para estimular a leitura em crianças e adolescentes. Diversas escolas e bibliotecas da rede municipal relembram nesta data, a importância que o tem na formação das crianças.
Além das ações que serão realizadas no Literarte, que será realizado no dia 19 de abril, das 8h às 17h, na Praça Veríssimo de Melo, com o tema “Cultura Indígena: seu povo, sua origem”, as escolas também terão atividades para comemorar a data, segundo a coordenadora do Programa de Leitura da Semed, Maria Georgina de Souza.
- Cada escola está realizando a sua atividade e as salas de leitura e bibliotecas estão realizando atividades para incentivar as comemorações ao Dia do Livro. Teremos também, no dia 27 de abril, às 18h na Fafima, o “Abril com Histórias”, que é um evento do Programa de Leitura e faz parte do projeto “Onde o rio de gente se encontra com o mar de histórias”. O evento contará com uma palestra sobre o tema “oralidade” e outras várias pessoas contando histórias também.
O projeto é realizado há quatro anos e terá outras edições em junho e agosto, culminando no encontro de contadores de histórias, realizado em outubro. Mas, além deste projeto, outros ainda serão colocados em prática pela Educação, como a “Biblioteca Volante”. O Secretário de Educação, Guto Garcia, ressalta a importância das parcerias conquistadas, que permitem aumentar o acervo para, assim, estimular ainda mais a leitura.
- Todas as escolas tem um acervo de literatura que vem do programa de leitura do MEC. Além disso, também recebemos doações, desde que sejam literários. Inclusive existem parcerias de escolas com empresas que doam um acervo de qualidade para as bibliotecas. Desde que o livro seja novo ou esteja bem conservado, todo livro é bem vindo às escolas.
A coordenadora ainda lembra que o incentivo à leitura não pode se resumir a datas comemorativas ou aos dias em que projetos são realizados pela secretaria. “Incentivamos os professores a formar leitores e motivar os alunos para a leitura. Sabemos que o caminho é esse. Com os alunos se tornando pessoas leitoras, a nossa educação irá mudar, irá crescer”, afirmou.
Além da atenção aos livros de literatura, a Secretaria da Educação, ainda realiza a campanha de valorização do livro didático. A ideia é implantar, nos colégios, uma ação permanente de conscientização e devolução dos livros didáticos por meio de apoio e recursos aos gestores.
- Estamos lançando este desafio à escola para que possam trabalhar esta questão durante o ano todo. Tudo para que o livro possa ser utilizado como instrumento de conhecimento e também de cidadania. Ele tem o direito de receber e o dever de devolver em bom estado, finalizou a coordenadora Roze Tomaz.