logo

Norte Fluminense tem chance de conseguir refinaria

11/10/2005 16:09:58 - Jornalista: Janira Braga e Simone Noronha

Rio - Uma boa notícia para os municípios do Norte e Noroeeste Fluminense que estão unidos pela conquista da implantação da refinaria da Petrobras na região. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou satisfeito ao saber que o estado do Rio está se mobilizando na criação de um pacote de investimentos de incentivos fiscais diferenciado para atrair a refinaria. “Isso só reforça a nossa certeza de que a nossa região tem todo potencial para sediar a refinaria”, comentou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi.

A notícia foi dada nesta terça-feira, dia 11, pelo secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, durante o Seminário Sétima Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo (ANP), realizado no auditório do jornal O Globo, no Rio. Victer e o deputado federal Jorge Bittar (PT), estiveram nesta segunda-feira em reunião com o presidente, onde foi mostrado o espírito de união entre estado e municípios do Norte e Noroeste.

- Embora o presidente tenha deixado claro que a decisão sobre a refinaria caberá à Petrobras, ele se mostrou muito satisfeito quando informamos que o estado pode fazer um pacote de incentivos para atrair a refinaria, com apoio dos municípios. Usamos como argumento o fato de que a região poderá se transformar em uma segunda Serra Pelada quando o ciclo do petróleo acabar. Se tivermos a refinaria, a situação será bem diferente, comentou Victer.

O secretário voltou a falar que o Norte e o Noroeste Fluminense tem muito mais atrativos para sediar a refinaria. “Itaguaí, por exemplo, já vai sediar uma siderúrgica, parceria entre a multinacional Thyssen com a Vale do Rio Doce. A cidade não tem como comportar dois investimentos desta natureza”, comentou Wagner Victer.

Dentro de noventa dias, a Petrobras deve anunciar se a sede da sua nova refinaria será construída em Itaguaí ou no Norte Fluminense. O empreendimento que deve investir mais de R$ 3 bilhões, criando empregos e dinamizando a economia.