A Prefeitura de Macaé adotou a metodologia de Grupos de Trabalho (GTs) intersetoriais para tratar dos diversos tipos de violências urbana. Esse é um esforço contínuo que vai além das campanhas sazonais, como as pré-carnavalescas. Também com esse objetivo, será lançado, no próximo mês, o Sistema de Notificação de Acidentes e Violências - on line (Sinav), que integrará os demais sistemas municipais.
Essa estratégia envolvendo diversas secretarias e ainda outros setores públicos vai gerar dados confiáveis que possibilitam a elaboração de políticas públicas eficazes contra a violência em todos os segmentos. O Sistema de Notificação de Acidentes e Violências e os Grupos de Trabalho contra a Violência Urbana tornarão possível mapear os chamados 'pontos quentes' por área. Conhecendo-se as incidências predominantes por bairro ou região, em cada caso de violências, epidemias e acidentes de trânsito será tomada uma ação específica com resultados mais eficientes.
Os Grupos de Trabalho contra a Violência Urbana se dividem em dois tipos: GT contra as Violências Interpessoais e GT contra a Violência no Trânsito. O primeiro grupo tem diversos desdobramentos, envolvendo as violências domésticas e sexuais, e grupos específicos, como mulheres, idosos, crianças e adolescentes.
Já o segundo GT para a prevenção da violência no trânsito é inovador. A pesar de, desde 2010, o município fazer a notificação hospitalar dos acidentes de trânsito, pela primeira vez interligará informações das secretarias de Saúde, de Mobilidade Urbana, de Ordem Pública e de Desenvolvimento Social . O Sistema de Notificação de Acidentes e Violências vai disponibilizar também as informações epidemiológicas do município.
Os grupos de trabalho formados por representantes de vários setores da Prefeitura são gerido pela Coordenação de Vigilância em Saúde. "Nesta fase inicial estão sendo feitas as avaliações das ações e das estratégias praticadas pelos órgãos municipais", informa o coordenador do setor, Marcus Kury. Ele destaca que em 2012 e 2013, em Macaé, foram registrados um total de 121 óbitos por acidentes de trânsito e 184 decorrentes de agressões.
Todos os integrantes dos GTs alimentarão o sistema com os dados de seu segmento. O diretor da Vigilância em Saúde, Charbell Kury, explica que essas informações serão cruzados e fornecidas on line em um linguagem única e acessível, garantindo também a transparência da gestão pública.
'Planejar é Proteger' e 'Caia no samba. Respeite a vida'
Uma das ações já planejadas a partir dos GTs são as campanhas 'Planejar é Proteger' e 'Caia no samba. Respeite a vida'. A 'Planejar é Proteger' vai promover blitzen educativas em que serão distribuídos panfletos durante toda esta semana, antecipando os festejos do Carnaval. O objetivo é passar aos foliões e condutores em geral conceitos para a direção responsável nas estradas.
A 'Caia no samba. Respeite a vida', fará, a partir de quinta-feira (27), das 9 às 16 horas, na praça Veríssimo de Melo, distribuição de preservativos para maiores de 12 anos e leques informativos, chamando atenção para a importância da prevenção do vírus HIV, hepatites virais, sífilis, HPV, além de outras doenças sexualmente transmissíveis. Na ocasião, será oferecido ainda serviço de aferição de pressão.