A Banda Sinfônica da Sociedade Musical Nova Aurora vai promover na próxima semana homenagem à Santa Cecília, padroeira da música, que fez sucesso na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro, se apresenta na próxima segunda-feira, dia 21, no Teatro Municipal, às 19h30m.
Na terça-feira, 22, dia da padroeira, acontece procissão saindo da sede da Nova Aurora, no Centro da cidade, às 15h. Logo após a procissão, será celebrada pelo padre José Luiz missa na capela de Santa Cecília, também na Nova Aurora. Depois da missa, a programação inclui apresentação de dança cigana do grupo Roda de Amigos e da Banda Sinfônica da Sociedade Musical.
A Sociedade Musical Nova Aurora foi fundada no dia oito de junho de 1873, tendo 132 anos de história na música de Macaé. Em dezembro de 1882, devido a uma crise social, alguns diretores deixaram a Nova Aurora para formar a Lyra dos Conspiradores. Atualmente ambas as entidades trilham o mesmo caminho, vivendo os mesmos sacrifícios em prol da sobrevivência das bandas de música em Macaé.
A Nova Aurora foi bi-campeã do Estado, tornando-se sob a regência do maestro Benedito Passos (Maestro Tinho) a banda de música do Rio de Janeiro, quando chamou a atenção de todo o país em programas da Rede Globo.
Presidida pela Sra. Maria Ignez do Patrocínio e regida pelo Maestro Carlos Jorge Clemente, a Sociedade Musical Nova Aurora é constituída por mais de 45 músicos.