logo

Nova elevatória já recebe estrutura de concreto pré-moldado e prédios de alvenaria

28/03/2011 09:21:06 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

As obras da estrutura pré-moldada estão adiantadas

A prefeitura de Macaé prossegue a construção da nova elevatória da Télio Barreto. A obra faz parte do Programa Água Limpa de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico do município e tem como objetivo ampliar a vazão pluvial do Canal Fábio Franco em direção ao ponto de deságue no Rio Macaé.

Concluídas as etapas iniciais, a da fundação e escavação, está adiantada a instalação da estrutura de concreto pré-moldado da nova elevatória. Também estão em fase de conclusão os prédios da guarita, administração e subestação. Esses prédios, de alvenaria, estão recebendo os telhados e as instalações elétricas. Também já foi iniciada a concretagem das bases das quatro bombas e das quatro comportas que vão compor a elevatória, que está sendo construída em terreno situado no final da Rua Tenente-coronel Amado e de frente para a Rua Télio Barreto.

Segundo informa o Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelos trabalhos, que são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, já estão no local os maquinários, as bombas e os transformadores que compõem a estrutura da elevatória.

A nova elevatória terá a capacidade de bombear 4.500 litros de águas pluviais por segundo, ampliando o sistema de vazão da bacia de drenagem sete. Vai trabalhar em conjunto com a antiga elevatória da Télio Barreto, que tem capacidade de escoar 3.000 litros por segundo, totalizando uma vazão de 7.500 litros por segundo. Essa elevatória vai reforçar o escoamento pluvial da região, sem inviabilizar o funcionamento da antiga elevatória, que entrará em reforma e funcionará junto da nova, ampliando a vazão pluvial em direção ao Rio Macaé.

Essa obra tem a finalidade de ampliar a vazão da bacia de drenagem composta pelas águas que são coletadas pelos canais da Avenida Evaldo Costa, Rua Antônio Curvelo Benjamim e Fábio Franco. Sua construção, agilizando o escoamento pluvial, vai beneficiar os bairros situados próximos a esses canais, evitando os alagamentos em ocasião de chuvas fortes.

A obra está incluída na primeira fase do Programa Água Limpa. De acordo com o engenheiro Edilson Ferreira, gerente de produção do Consórcio CBPO/Zadar, a parte física da obra estará concluída de dois a três meses, se o tempo permanecer bom.

A nova elevatória receberá quatro bombas de sucção com capacidade de escoamento de 1.500 litros por segundo cada. Uma dessas bombas ficará de reserva, para ser acionada em caso de problemas em qualquer uma das três outras bombas de sucção. Para suprir eventuais interrupções de fornecimento de energia elétrica, comuns em momentos de chuva, um conjunto gerador será instalado.

Sobre a importância da obra, o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, coloca que a antiga elevatória da Télio Barreto não atende mais a vazão pluvial da região, resultando nos alagamentos em dias de chuva. “Ao aumentarmos a vazão pluvial dos canais, vários bairros serão beneficiados, com a captação e o direcionamento dessas águas com maior rapidez ao ponto de deságue”, explica o secretário.

Depois da demolição do prédio situado próximo à antiga elevatória da Télio Barreto, já foi demarcado o local onde será iniciada a instalação do túnel que vai conduzir as águas bombeadas pela nova elevatória em direção ao Rio Macaé. Esse túnel, com dois metros de largura e 20 metros de comprimento, será subterrâneo, passando por baixo da Avenida Télio Barreto.


Fotos Relacionadas