logo

Nova Esperança: 40% das obras programadas estão concluídas

12/08/2010 11:25:10 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Kaná Manhães

Contemplada com melhorias através de parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Governo Federal - Ministério das Cidades/Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – a localidade de Nova Esperança recebe obras de infraestrutura urbana, unidades habitacionais e recuperação de toda a área, com investimento de R$ 12 milhões. A contrapartida da prefeitura é de R$ 2 milhões.

As obras PAC são financiadas pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social e implementadas no município pelas secretarias municipais de Habitação e de Obras e Urbanismo, em parceria com a Caixa. As obras já beneficiaram 40% do bairro com redes de drenagem de águas pluviais, rede de esgoto, pavimenta ção de ruas com paralelos e construção de rede de água pluvial. Também estão previstos para o bairro equipamentos comunitários como Posto Médico e unidades habitacionais. As obras prosseguem com instalação das redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto em várias ruas, além da pavimentação, construção de calçadas e colocação de meios-fios.

Na área de habitação, a localidade de Nova Esperança está recebendo 64 apartamentos, em prédios de quatro blocos. As obras de construção desses apartamentos já foram iniciadas e estão adiantadas. Eles serão direcionados às pessoas que residem nas margens do mangue e em áreas de risco na localidade. As obras estão sob a responsabilidade da empresa Hidrolumem Construtora, com o acompanhamento da Secretaria de Obras Públicas (Semop).

Como a Nova Esperança ocupa área de 18 hectares, as melhorias na localidade foram divididas em três bacias de drenagem. Estão em andamento as situadas na primeira bacia e vão beneficiar cerca de 5mil pessoas, de 1000 a 1200 famílias. O término das obras nessa primeira bacia de drenagem está previsto para o final do ano.

Segundo informações do engenheiro Santiago Borges, fiscal da Semop das obras realizadas na Nova Esperança e Nova Holanda, as obras estão em ritmo normal, segundo o cronograma, estando em fase de conclusão a pavimentação de algumas ruas, com instalação de calçadas e meio-fios e a construção das unidades habitacionais.

As obras já estão modificando a vida dos moradores da Nova Esperança e vão beneficiar cerca de cinco mil metros lineares de vias públicas. Compõem o sistema de drenagem um conjunto de estruturas que se integram, como bacias de detenção, comportas, estações elevatórias, galerias e escoamento superficial. Estão sendo instaladas galerias retangulares para o escoamento da água pluvial com dois metros de largura por um de altura e outras de 1,5 metros de largura por um de altura. Será construído um tanque ou bacia de contenção para coletar a água pluvial, que será bombeada para o canal da Rua Medeiros, que se encontra com o canal Macaé-Campos.

As obras que já acontecem ou estão programadas nesta primeira fase representam um terço de toda a área. Os recursos do PAC 2, que já estão sendo agilizados pelo prefeito Riverton Mussi, em Brasília, vão beneficiar o restante da localidade, para resgatar a qualidade de vida social e melhorar as condições de habitação dos bairros Nova Esperança, Nova Holanda e Malvinas.