logo

Nova estrutura administrativa repercute de forma positiva

29/06/2007 15:59:44 - Jornalista: Janira Braga

A reforma administrativa - consolidada na noite de quinta-feira (28) pelo prefeito Riverton Mussi - está repercutindo positivamente no governo. A maior novidade é a criação de 14 secretarias especiais que vão gerenciar as áreas afins. Procuradoria, Gabinete, Governo, Planejamento e Gestão, Comunicação Social, Finanças, Controle Interno, Infra-estrutura Urbana, Cultura, Esporte e Turismo, Educação, Desenvolvimento Social e Humano, Saúde, Desenvolvimento Local e Desenvolvimento Sustentável são as secretarias especiais que passam a direcionar a administração a partir de segunda-feira (02).

O secretário Especial de Governo, André Braga, definiu a reforma administrativa como uma ação que reúne eficiência, eficácia e melhor atendimento na prestação de serviços para a população. “A reforma promove a unificação e a setorização das secretarias e órgãos afins. Trata-se de uma proposta inovadora e moderna, concebida por um grupo com suporte do Ibam”, disse, se referindo ao Instituto Brasileiro de Administração Municipal.

Braga avaliou que o crescimento de Macaé, impulsionado pelo arranjo produtivo do petróleo e gás, fez com que o município precisasse de uma estrutura administrativa diferenciada. “Este formato será modelo para gestões de municípios que necessitam de um projeto maior no seu ponto de vista administrativo. Este modelo concentra áreas afins em 14 secretarias e define funções correlatas dentro da gerência específica”, comentou o secretário especial, acrescentando que o foco das 14 secretarias especiais é trabalhar as prioridades da população.

Durante o anúncio dos secretários, o prefeito Riverton Mussi observou que o maior objetivo da reforma foi criar um novo modelo de gestão, com divisão do município em áreas essenciais. “O orçamento de cada área está dentro das secretarias especiais. Temos 14 secretarias especiais com recursos orçamentários e as demais são executivas, com plano de execução do que for programado pelas secretarias especiais”, explicou.

O vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, destacou a importância da nova divisão da estrutura do governo, que define em cada área específica o responsável. “Converso bastante com o prefeito e as atitudes são tomadas em conjunto”, disse Carlão.

O vice-prefeito também comentou a importância da reforma do Hospital da Barra, que será voltado para o planejamento familiar. “O programa de planejamento familiar que será implantado no hospital vai atender Macaé e poderá ser ampliado para municípios vizinhos”, disse.

Segundo o secretário Especial de Infra-estrutura Urbana, Adrian Mussi, a nova formatação da administração também vai contribuir para um controle rígido dos recursos orçamentários. “Antes a prefeitura tinha 42 gestores e hoje serão 12 secretários, além da procuradoria e do gabinete, o que dará mais agilidade à máquina pública”, afirmou Adrian, pontuando que o foco da secretaria Especial de Infra-estrutura Urbana será atuar nas áreas mais carentes da cidade. “Vamos atender à população que mais necessita”, informou.