logo

Nova Holanda tem novo consultório odontológico

06/02/2014 15:10:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

Primeiro atendimento foi feito ao pintor morador da Nova Holanda, Luis Carlos Pereira da Silva

Atendendo a solicitações da comunidade da Nova Holanda, a Prefeitura inaugurou, na manhã desta quinta-feira (6), o consultório odontológico do novo Posto de Estratégia de Saúde da Família do bairro. Esse atendimento irá beneficiar cerca de 3.500 famílias assistidas,  Nova Holanda, Nova Esperança, e ainda a população flutuante desses bairros.

Por mês serão realizados aproximadamente 250 procedimentos odontológicos, entre curativos e reabilitações, voltados para toda a família. O posto também implementa ações de prevenção e de educação para a saúde bucal. As primeiras famílias atendidas serão as cadastradas pelos agentes Comunitários de Saúde e avaliadas pelos auxiliares de Saúde Bucal de acordo com os critérios: necessidade do tratamento e comprometimento com ele. O município conta com treze Postos de Estratégia da Saúde da Família com consultórios odontológicos, que funcionam das 8 às 17 horas.

- Esse consultório é fundamental para a população economicamente carente desses bairros, uma área extensa. Estamos oferecendo uma odontologia de ponta com equipamentos novos e materiais adequados, ressalta o secretário de Saúde, Flávio Antunes.

O primeiro atendimento foi feito ao pintor morador da Nova Holanda, Luis Carlos Pereira da Silva. "Antes eu precisava ir ao centro para ser atendido. Agora melhorou bastante. Muito bom o consultório", observou.

O subsecretário de Odontologia, Jackson Augusto Costa, ressaltou a importância da consulta ao dentista clínico em um dos treze postos de ESF ou nos demais 25 consultórios da rede.

- Oferecemos um tratamento referenciado. Esse profissional fará o encaminhamento para o especialista, no Centro de Especialidades, localizado no Centro. Outro será inaugurado ainda neste ano. Além disso, contamos com três unidades para atendimentos de emergência que funcionam 24 horas, no Centro, no Parque Aeroporto e na UPA da Barra, informou.

Já a supervisora de Odontologia da ESF, Maria das Graças Tostes Costa, enfatizou o trabalho preventivo e educativo realizado nos postos da ESF. São atividades direcionas ao indivíduo, à comunidade e a grupos. Segundo ela, os grupos de gestante são uma das prioridades. As futuras mães recebem tratamento e também orientações de como proceder com seu bebê para que ele goze de boa saúde integral. "Os agentes Comunitários de Saúde são a porta de entrada do paciente nos consultório da ESF. Inserimos toda a família no Programa e buscamos uma mudança de hábitos", disse.

Além das ações a partir dos postos da ESF, a equipe da Odontologia Coletiva da Secretaria de Saúde atua nas escolas aplicando flúor, promovendo escovação supervisionada e dando orientações durante todo o ano letivo. Também, desde 2012, a equipe da Odontologia do Trabalho orienta os funcionários municipais para uma boa saúde bucal.

A Prefeitura presta serviços nas especialidades: peridontia (gengiva); endodontia (canal); prótese dentária, estomatologia (diagnóstico do câncer bucal) e atendimento a pacientes com necessidades especiais. Os especialistas da Odontologia atuam em todas as 25 unidades da rede.

A marcação para o atendimento pelo dentista clínico em todos os consultórios da rede é feito pelos telefones 2762-0539 e 2796-1364, ou na unidade de saúde, a partir das 8 horas. O agendamento mensal é realizado em data específica. Oito pacientes são atendidos diariamente em cada um dos consultórios dos postos de saúde.

A odontologia passou a integrar a equipe da Saúde da Família em 2000, a partir da criação do incentivo financeiro para a Saúde Bucal pelo Ministério da Saúde. A Saúde Bucal é baseada nos princípios da atenção integral à saúde.