Trocar experiências e capacitar os tutores do curso Formação pela Escola. Com esta finalidade, mais de 40 tutores representantes de 30 municípios do estado se reuniram nesta terça-feira (28), durante o Encontro de Tutores de Macaé. Os tutores são os servidores que atuam com educação básica pública e dão suporte nos diferentes cursos Formação pela Escola. A programação, realizada na Cidade Universitária, abordou intervenções e mecanismos que devem ser adotados por eles já a partir de setembro.
O programa Formação Pela Escola é uma capacitação para as pessoas envolvidas com a execução, acompanhamento, avaliação, prestação de contas e controle social dos recursos públicos destinados aos programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Por isso, os assuntos pontuados foram o fortalecimento da gestão democrática nas escolas, a utilização adequada do dinheiro e a diversificação e contextualização das ações, visando à ampliação do controle social sobre os recursos.
A nova plataforma de trabalho (E-FNDE), que irá substituir a plataforma Moodle, também foi apresentada. Na oportunidade, os tutores ainda assistiram a palestras teóricas e práticas no laboratório da Cidade Universitária. Além disso, os participantes tiveram acesso a novas intervenções, como a ampliação do tempo de atuação e resoluções internas, que vão destacar mudanças referentes às metodologias de trabalho.
Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o encontro regional é fundamental para consolidar articulações dos municípios no que se refere à Formação pela Escola. “Esta também é uma oportunidade para apresentarmos as ações da Secretaria de Educação de Macaé, que estão servindo de modelo para outras cidades”, ressaltou. Já a subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Tavares, salientou que o Encontro de Tutores visa o fortalecimento de parcerias: “Quanto maior adesão das secretarias, melhor será o desenvolvimento do Formação pela Escola nas cidades”.
A coordenadora do Formação pela Escola, Maria Vivas Lessa de Araújo, elogiou o trabalho de Macaé. “Estou muito satisfeita por estar aqui. Este é um momento ímpar para os tutores compartilharem vivências e estratégias de trabalho. Macaé está conseguindo se destacar na região pelos projetos desenvolvidos, e até mesmo se tornando modelo de incentivo a outros municípios que participam de cursos internos de capacitação em Macaé. Também não posso deixar de registrar que o apoio da Secretaria de Educação é essencial para fomentarmos e intensificarmos as atividades dos tutores”, disse Maria Vivas.
Já a responsável regional, Cristina Maria Albino Soares comentou que só tem elogios a tecer: “Só teremos um encontro regional no próximo ano. Dessa forma, esta programação em Macaé é um amplo encontro de trabalho em que os antigos tutores estão tendo a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer novas metodologias que vão fazer diferença na gestão”.
O Encontro de Tutores de Macaé reuniu representantes de municípios como Mesquita, São João da Barra, Niterói, Três Rios, São João da Barra, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras. Entre as tutoras estava Gláucia Maria Gago, de São Pedro da Aldeia. Ela contou que ficou encantada com os novos conhecimentos que recebeu. “É muito importante participarmos de programações como estas. Somos multiplicadores de informações e temos que ficar a par de todas as mudanças e mecanismos didáticos que podemos utilizar para melhorar e facilitar nosso trabalho”, disse.
Durante a programação, os tutores debateram temas como “Gestão Democrática e Participativa”, “Família e Escola: Uma parceria perfeita”, “Violência e Paz nas Escolas” e “Inclusão Social”. Para o coordenador e tutor do Formação pela Escola, Orlando Henriques, o encontro atendeu as expectativas. “A participação e empenho dos tutores foi primordial. Queremos agradecer aos municípios pela adesão e destacar que a Secretaria de Educação de Macaé vai continuar trabalhando em prol da formação dos profissionais. Ests foi um encontro de trabalho não apenas marcado pela apresentação da nova plataforma do FNDE, mas pela troca de vivências”, finalizou.
Em Macaé, o Programa Formação pela Escola é abordado através de módulos, como Competências Básicas, Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Transporte Escolar (PTE), Programas do Livro (PLI), Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e do Fundo de Educação Básica (Fundeb), que fazem parte da grade da rede municipal de ensino.