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Outro diferencial do colégio é o horário de reforço semanal para alunos indicados pelos professores
Os setenta alunos do primeiro ano do ensino médio que conquistaram uma vaga no Colégio de Aplicação (CAp) foram transferidos da Cidade Universitária para a sede desta unidade de ensino, que abrigará também o Centro Municipal de Idiomas (CMI). Os estudantes ficaram satisfeitos com o novo espaço, que conta com quatro salas de aula, biblioteca, sala de multimídia, um amplo terraço, além dos gabinetes administrativos. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, e a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, irão inaugurar o espaço na programação alusiva ao aniversário da cidade, em julho.
A sede, localizada na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, próximo ao Senai, conta com quatro salas de aula, duas com capacidade para 35 alunos cada, destinadas ao CAp, e duas com capacidade para 20 estudantes do CMI; uma biblioteca e sala de estudos; sala multimídia com aparelhos de TV, DVD, som e datashow; laboratório de informática, sala para professores, da coordenação, da secretaria, da direção, do projeto Pólen e uma recepção.
“O objetivo da Secretaria Municipal de Educação, com a criação do Colégio de Aplicação, é dar acesso, especialmente aos alunos oriundos das redes públicas, à universidade. Essa proposta integra as metas da Educação de democratização do ensino público em todos os seus níveis, da educação infantil ao ensino superior, e de promoção da educação pública de qualidade”, informou Marilena Garcia.
A ex-aluna do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, Karine Gama, 14 anos, aprovou a sede, no bairro Botafogo. “Um espaço organizado e novo. Estou feliz. Com certeza o CAp me dará base para ingressar na faculdade, porque o curso é puxado.
Além disso, temos várias atividades, como aula de xadrez, de dança e de música. É muito boa essa dinâmica. Então, ficamos com vontade de vir estudar. Ninguém quer ficar em casa”, disse.
“As salas são espaçosas e todo o prédio é bom”, considerou Laura Cabral, 14 anos. Para ela, o curso em horário integral, das 7h30m às 16h, contribui para a organização de seu horário de estudo. Laura, que pretende ser engenheira química, acredita que o Colégio de Aplicação é uma oportunidade para conquistar esse objetivo.
Desde fevereiro, as aulas do CAp aconteciam na Cidade Universitária, onde estão instaladas doze graduações da Faculdade Pública Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para a orientadora pedagógica do colégio, Renata Quintanilha, esse convívio no ambiente acadêmico foi positivo para os estudantes.
“Eles aproveitaram o espaço e conheceram espontaneamente as doze graduações. Foi um estímulo para que eles se empenhem bastante para voltar para lá como graduandos”, considerou a pedagoga. Ela informou que os alunos vão continuar usufruindo da academia, porque as aulas de informática permanecerão na Cidade Universitária até a entrega dos laboratórios da sede.
A coordenação do projeto Pólen em Macaé, desenvolvido pela parceria entre Petrobras, UFRJ e Fundação Educacional de Macaé (Funemac), fez uma palestra para os alunos no dia 09. Eles também estão envolvidos com a apresentação das plataformas de trabalho daqueles que concorrem na primeira eleição de representantes de turma do colégio.
Além da sala de aula
A direção valoriza as atividades-extraclasse. Nos dias 8 e 9 de julho será realizado um passeio de inverno à Pousada Imbaú, em Silva Jardim, com caminhada ecológica, gincana recreativa, torneio de futebol, quadrilha e roda de viola.
O colégio também se destacou em dois sábados letivos. O primeiro, no Literarte, que aconteceu em 17 de abril, na Praça Veríssimo de Melo, quando foram expostos alguns trabalhos dos alunos e o segundo no “Dia da Família na Escola”, comemorado, em 15 de maio, com a palestra, no auditório da Cidade Universitária, sobre a importância dessa parceria.
Educação de Qualidade
O Colégio de Aplicação, além da base comum do ensino médio, tem o acréscimo no currículo de duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol); da disciplina Introdução à Metodologia Científica (IMC), que tem como objetivo desenvolver o manejo para pesquisas (canalizada para estratégias de leitura) e que geralmente compõe as grades de graduação, e oficina de xadrez, que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a integração.
Outro diferencial do colégio é o horário de reforço semanal para alunos indicados pelos professores, que acontece toda sexta-feira, à tarde. Além do reforço garantido, a estratégia de avaliação não valoriza apenas aspectos cognitivos, mas também as competências relacionais e comportamentais. 10% dos pontos do trimestre são reservados a esse quesito.
Soma-se a esse percentual, 20% referente ao trabalho de pesquisa, que culmina em eventos como a Feira de Ciências, e 30% do simulado. Essa prova é apresentada na formatação de vestibulares e do Enem. Isso porque, uma das metas da unidade é viabilizar o ingresso no ensino superior.
A previsão dos gestores é que o edital de seleção para ingresso em 2011 seja divulgado em outubro e que o processo seletivo aconteça em novembro para até 70 vagas no primeiro ano do segundo médio. Ainda há possibilidade de abertura de vagas para o segundo ano, proporcional ao número de reprovação, caso haja. As provas deverão abranger raciocínio lógico, redação e língua portuguesa.