A prefeitura de Macaé vai inaugurar no dia 10 de março a nova sede do Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (Nupem). A entidade sai das dependências do Parque de Exposições Lattif Rocha, em São José do Barreto, mas continua no mesmo bairro, atrás do Centro de Convenções Jornalista Roberto Matinho – Macaé Centro. O Nupem inaugura este ano curso de graduação em Biologia, primeiro da UFRJ no interior do estado.
A sede do Nupem foi instalada numa área de 11 mil metros quadrados, doada pela prefeitura, que também arcou com todos os os custos da obra. A área construída é de 2.235 metros quadrados, com salas de aula, laboratórios, alojamentos e quartos, distribuídos em um prédio de dois pavimentos. O Núcleo de pesquisas ganhou área urbanizada com canteiros e estacionamento, além de equipamentos e novo mobiliário.
Nupem - O Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé, o Nupem, funciona desde 1993 e é fruto de uma parceria entre a prefeitura, a Petrobras e o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A entidade dedica-se a pesquisas relacionadas à preservação da biodiversidade dos ecossistemas da região.
Desde a época da fundação, o Nupem funcionou no pátio interno do Parque de Exposições. O aumento da demanda de trabalhos desenvolvidos pelo núcleo sinalizou a necessidade de uma área mais ampla e apropriada, o que levou a prefeitura a construir a sede própria da entidade.
O Núcleo tem sido ponto de partida para pesquisadores elaborarem teses de mestrado e doutorado da UFRJ, as quais se fundamentam em análises dos ecossistemas da região, como o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e a Lagoa de Imboassica. A coordenação deste trabalho é do professor-doutor Francisco Esteves, que também é o fundador da entidade.