Foto: Maurício Porão
Os adolescentes fazem o segundo módulo do curso do Programa de Desenvolvimento Pessoal
Na tarde desta quinta-feira (10), na sede do Programa Nova Vida (Rua Alfredo Backer 560, Centro), 15 adolescentes de 17 anos faziam o segundo módulo do curso PDS (Programa de Desenvolvimento Pessoal). As aulas são resultado de parceria entre a secretaria de Desenvolvimento Social e o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), que proporciona para os jovens orientações para o mercado de trabalho.
O objetivo do curso é promover a inserção dos jovens no mundo do trabalho, por meio de work shops e palestras. Conteúdos de oratória, sobre como elaborar um currículo, a respeito de inteligência emocional (para descobrir a aptidão vocacional), além de vivências de entrevistas, entre outros temas, fazem parte das instruções.
O professor do curso é o educador Raphael Valentim. Dinâmicas de grupo também são realizadas com os jovens do Programa Nova Vida, cujas aulas ocorrem em oito módulos, todas as quintas-feiras.
Para o coordenador do Nova Vida, Douglas Fontes, esse curso, no qual já passaram cerca de 50 adolescentes, é uma boa oportunidade para que os jovens estejam preparados para a vida profissional. O Nova Vida é voltado para adolescentes com idades entre 14 e 17 anos e 11 meses.
Nova Vida
O ingresso no Programa Nova Vida é realizado agora por meio de processo seletivo para formação de cadastro de reserva. Na última segunda-feira (07) a Prefeitura divulgou o resultado da prova objetiva do processo seletivo do programa Nova Vida para cadastro reserva. Um total de 641 jovens realizaram a prova e o resultado final está marcado para o dia 23. Logo após, acontecerá a entrevista social de acordo com a necessidade. A secretarias de Administração, Desenvolvimento Social e Educação, além da Fundação Educacional de Macaé (Funemac) participam do processo seletivo.
De acordo o coordenador, o perfil econômico desses jovens é de vulnerabilidade social e renda familiar de até três salários mínimos.
- Para estarem no programa, estes jovens têm de estar estudando, com boas notas na escola. No Nova Vida, recebem meio salário mínimo para atuar num período do dia nas secretarias da prefeitura e no outro período, frequentar uma instituição de ensino – diz.
Eles também aprendem no programa noções de informática básica, português, matemática e atendimento ao público.