Nova Vida: novos integrantes participam de treinamento - 10/03/2023

10/03/2023 17:13:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Bruno Campos

Os jovens atuarão em diversos setores da Prefeitura de Macaé

Jovens da segunda convocação do Programa Nova Vida participaram de um treinamento no auditório do Paço Municipal, na tarde desta sexta-feira (10), onde tiveram a oportunidade de conhecer o regimento interno e outras informações. Eles começarão a atuar na próxima segunda-feira (13), em diversos setores da Prefeitura de Macaé.

O secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso, ressaltou a importância do programa para inserir esses jovens no mercado de trabalho. “Gostaria de parabenizar toda equipe do Nova Vida, principalmente os jovens que conseguiram passar no processo seletivo, que não foi fácil. Sintam-se acolhidos pela família da Prefeitura de Macaé”, disse.

Ele acrescentou que o programa atende uma agenda social que beneficia não só os jovens, mas também, todas as famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O treinamento contou com a presença do vereador Reginaldo do Hospital que também parabenizou a todos participantes do projeto.

O coordenador do Programa Nova Vida, Douglas Fontes, informou que, nessa segunda convocação, foram contemplados 48 jovens que receberão uma bolsa no valor de meio salário mínimo e terão que atuar por quatro horas em diversos setores da Prefeitura de Macaé. “O objetivo desse encontro é mostrar os detalhes do regimento interno do Programa Nova Vida, como por exemplo, a importância de se apresentar com uniforme completo, entre outras informações”, explicou, ressaltando que os jovens terão a oportunidade de participar de vários cursos como informática, inglês, espanhol, noções de cidadania, entre outros temas.

Objetivo alcançado - O jovem estudante do 1º ano do Ensino Médio, Cristiano Gonçalves Souza de Mota, de 15 anos de idade, conta que o seu irmão foi o primeiro a participar do Programa Nova Vida.

“Vendo meu irmão participar fiquei com vontade e estudei bastante e consegui atingir o meu objetivo. Com o dinheiro que vou ganhar, pretendo comprar as minhas coisas e ajudar a minha família”, contou.

Já Vitória Porto, também de 15 anos, conta que soube da inscrição através de uma amiga da escola. “Falei com a minha tia e ela me incentivou a participar. Estudei e passei. Com o dinheiro vou ajudar nas despesas com o meu pai, pois ele é deficiente auditivo e não tem trabalho fixo”, disse a jovem que sonha em ser modelo.

Programa - Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores no município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. O município considera que o Nova Vida e o Guarda Mirim são programas sociais que oportunizam aos jovens carentes a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.


Fotos Relacionadas