Novas famílias poderão ser incluídas no Programa Bolsa Família

29/05/2007 16:20:54 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O presidente do Fundo de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Jorge Tavares Siqueira, o Jorjão, se reúne, nesta quarta-feira (30), em Brasília, com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias. O encontro, articulado pelo prefeito Riverton Mussi e pelo senador Marcelo Crivela, tem como objetivo aumentar o número de beneficiados no Programa Bolsa Família em Macaé.

O presidente do Fumdec aproveitará a oportunidade para apresentar ao ministro uma radiografia de Macaé.

- Queremos mostrar ao ministro Patrus Ananias uma outra visão de Macaé que não é só um município rico devido ao Petróleo, mas uma cidade que também tem áreas de pobrezas e precisam da ajuda do Programa Bolsa Família -, ressalta Siqueira.

Segundo explicação de Jorjão, a inclusão de novas famílias no Bolsa Família será também uma forma de aumentar o número de beneficiados no programa Renda Mínima, que será lançado pela prefeitura de Macaé.

De acordo com o presidente do Fumdec, a prefeitura fez um cadastramento em 2006, onde foram identificadas 12 mil famílias que se encaixam no perfil exigido pelo Governo Federal.

- Amanhã apresentaremos esses números ao ministro Ananias, porque para o Governo Federal Macaé atende 100% das famílias, o que não corresponde à realidade - disse.

Conforme Jorjão, uma auditoria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) identificou uma lista das famílias que apresentaram informações divergentes no cadastro único em relação a Rais. Em todo Brasil foram bloqueados 330 mil benefícios. Em Macaé, algumas famílias também tiveram seus benefícios suspensos.

O presidente do Fumdec pede às pessoas que tiveram os benefícios bloqueados, a partir de maio de 2007, que compareçam ao Posto de Atendimento do Programa Bolsa Família, que fica na rua Dr. Télio Barreto, nº 28, no centro, para fazer a atualização. O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que beneficia famílias com renda per capita de até R$ 120.