Foto: Moisés Bruno
Foram abordadas as formas de prevenção e sintomas do câncer de próstata
A Estratégia Saúde da Família (ESF), do Centro, realizou na manhã desta quarta-feira (27), uma roda de conversa sobre a campanha do Novembro Azul. Foram abordadas as formas de prevenção, sintomas e diagnóstico do câncer de próstata, responsável, de acordo com dados no Ministério da Saúde (MS), a segunda maior causa de morte, seguida do câncer de pulmão.
A gerente da ESF Centro, Fabiana Soares Ladeira Mendes, disse que o intuito foi informar e lembrar da importância da prevenção.
A palestra foi apresentada pela acadêmica, Bárbara Ferreira, que informou sobre os sintomas, rastreio e prevenção do câncer de próstata.
“É importante que homens acima dos 50 anos comecem a fazer exames. Mas fatores de riscos, como hereditários, devem ser observados e nos casos de obesidade, diabetes o risco aumenta em 56% de se ter câncer de próstata”, informou.
“Homens negros e pessoas que tem mais contato com agentes químicos, como agrotóxico, tem mais propensão à doença”, explicou.
“A pessoa tem dificuldade ao urinar, sinais de sangue na urina e aumenta a quantidade de vezes de ir ao banheiro”, acrescentou.
“Além disso, o homem poderá fazer a tomografia e a ultrassonografia para ajudar no diagnóstico do câncer de próstata”, disse.