Novembro Azul: UBS Barrames/Barreto orienta pacientes sobre câncer de próstata

Nov 22, 2023 5:49:00 PM - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Maurício Porão

O evento foi realizado no interior da unidade

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Barramares/Barreto realizou uma palestra sobre o Novembro Azul, nesta quarta-feira (22), para orientar os pacientes sobre os "Fatores que aumentam o risco de desenvolver o câncer de próstata". As equipes orientaram sobre má alimentação, sedentarismo, histórico familiar, obesidade e informaram sobre outras doenças como diabetes, pressão alta, colesterol e suas consequências.

O evento foi realizado no interior da unidade, com todos sentados no hall da recepção e, após as palestras, foi oferecido um lanche de acolhida e distribuídos panfletos sobre a importância de cuidar da saúde.

A médica de clínica geral Fabiane Manhães Rangel explicou sobre os riscos, tratamento e apontou as estatísticas do câncer de próstata no país. Ela orientou que os homens a partir de 40 anos de idade devem fazer o exame de PSA que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata. Segundo ela, acima de 45 anos é recomendado procurar o médico a cada dois anos e fazer também o exame colorretal através de urologista.

"O câncer de próstata é o segundo que mais mata no país. A cada 38 minutos morre um homem vítima desse tipo de câncer. O Novembro Azul foi instituído no Brasil em 2003 por causa do alto índice de diagnósticos visando conscientizar sobre a importância de os homens fazerem o exame", destacou.

A nutricionista Rosane de Araújo Nunes falou sobre os alimentos que ajudam a prevenir o câncer de próstata: tomate, melancia, goiaba vermelha, cúrcuma, linhaça, alho, cebola, brócolis, couve e outros vegetais, bem como azeite de oliva e extra virgem e peixes de águas salgadas como atum, salmão, sardinha e outros.

"Também é importante a pessoa fazer perguntas de cuidado para si mesma. Como estou? O que posso melhorar em prol de minha saúde?", enfatizou a nutricionista. No panfleto distribuído ela pediu que o público marcasse o que considera necessário para melhorar a sua saúde: "Fazer melhores escolhas alimentares"; "Praticar atividade física regularmente"; "Controlar o peso"; e 'Fazer os exames de saúde periódicos".

A enfermeira Marinda Batista e a assistente social Elaine Feitosa Pinto também falaram sobre o tema, que tem como slogan "Homem também se cuida". "Todo mês fazemos eventos como este para conscientizar nossos pacientes da importância de se cuidarem", disse a diretora administrativa da UBS, Iracema Alves Costa de Oliveira.

Ela apontou que ações desse tipo contribuem para aumentar a demanda na unidade que passou de três mil pacientes para 21 mil que procuram a UBS para consultas de Clínica Geral, Odontologia, Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Fisioterapia, Vacinação, Laboratório para coleta de sangue, testes de Covid, pezinho, HIV e outros. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e o agendamento para consultas e exames é feito diretamente na unidade.

Joaquim Severiano, de 53 anos, contou que ficou pensativo depois da palestra. "Nunca fiz esse exame (o PSA). Vou aproveitar que estou aqui e verei isto logo", contou. Rejane Duarte Silva, 41 anos, grávida do terceiro filho, disse que foi ao posto para uma consulta, mas resolveu ficar para a palestra. "Foi importante ouvir as profissionais porque vou falar com o meu marido para fazer o exame", observou.


Fotos Relacionadas