Foto: Kaná Manhães
Meta é acabar com alagamentos no bairro
A prefeitura de Macaé continua com as ações de macrodrenagem do Novo Cavaleiros, com a instalação da galeria de drenagem principal do bairro. Até agora, já foram instalados 900 metros das novas galerias retangulares e de dimensões variadas que compõem a galeria principal, além de dezenas de poços de visita (PVs).O objetivo da obra é acabar com os alagamentos na localidade.
As obras no Novo Cavaleiros estão orçadas em R$ 29 milhões. As intervenções vão chegar a 1,6 milhão de metros quadrados de área dentro da localidade. A meta da prefeitura é que as ações de drenagem estejam concluídas no início do próximo ano, chegando à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo com o término dos serviços.
As ações na localidade fazem parte do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e expansão do saneamento básico de Macaé. O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, lembrou que o Novo Cavaleiros é uma grande bacia receptora de águas, recebendo a água dos bairros São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um 1,4 milhão de metros quadrados.
As obras estão sob a responsabilidade da empresa Contagem Construção e Serviços e são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas. De acordo com o engenheiro José Manoel Sá Gonçalves, da Contagem, as obras junto ao galpão próximo á linha férrea estão em fase final. A linha férrea poderá ser liberada e a ligação das galerias situadas dentro e fora do bairro poderá ser efetuada.
Enquanto isso, as obras prosseguem dentro do bairro, em duas frentes - na Alameda Tenente Célio e outras ruas próximas, avançando na instalação da galeria de drenagem principal do bairro, para dar início à instalação das galerias secundárias em todas as ruas, para que a localidade fique, definitivamente, livre dos alagamentos.
O secretário Tadeu Campos colocou mais uma vez a importância das obras no bairro, porque as manilhas antigas não suportavam mais a vazão de água.
- Estudos foram realizados pela Semop na localidade, constantemente assolada por alagamentos. A solução encontrada para acabar com o problema era aumentar a vazão das águas pluviais, com o uso de manilhas retangulares de diversos diâmetros, da parte alta à parte baixa do bairro. Depois das intervenções concluídas, a água recolhida no Novo Cavaleiros será direcionada para o canal que corta o bairro, seguindo para a estação elevatória situada no canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto e daí para a Lagoa de Imboassica, ponto de vazão natural do bairro, disse o secretário.