A utilização das bombas de sucção de alta performance emprestadas pela Petrobras para ajudar no escoamento do bairro Novo Cavaleiros alcançou o resultado esperado. As bombas, que entraram em ação na tarde de quinta-feira (25), ajudaram a escoar rapidamente as águas no bairro, onde várias ruas foram alagadas.
As águas foram escoadas em direção à Lagoa de Imboassica, com utilização de grandes tubos, que atravessavam a Rodovia Amaral Peixoto, onde uma das pistas teve o trânsito desviado pela prefeitura. No início da tarde desta sexta-feira (26), as bombas foram devolvidas para a empresa petrolífera, porque o escoamento do bairro começou a acontecer de forma natural. A pista interditada já foi liberada para o trânsito.
O secretário Executivo de Obras, Tadeu Campos, pela manhã, vistoriou o local onde as bombas trabalhavam. Ele elogiou a ação conjunta de vários órgãos do governo do Estado, Petrobras e secretarias municipais para ajudar no escoamento do Novo Cavaleiros, onde a forte chuva, além de alagar muitas ruas, deixou vários moradores desabrigados. “Os moradores foram abrigados na Igreja da Assembléia de Deus da localidade, recebendo todo o apoio da Prefeitura e Defesa Civil”, informou Tadeu Campos.
- Não podemos deixar de ressaltar o trabalho do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil do Estado, da Petrobras, da Cedae, e de várias empresas, como a Arco Engenharia, que estiveram e ainda estão trabalhando na recuperação do Novo Cavaleiros – acrescentou o secretário.
Comandante do Corpo de Bombeiros ressalta trabalho conjunto no Novo Cavaleiros
O coronel Renato Caldas Farias, comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar e também da Defesa Civil Estadual que abrange sete municípios da região, desde Silva Jardim a Quissamã, disse que o bairro Novo Cavaleiros está voltando à normalidade.
O coronel ressaltou o apoio recebido da Petrobras, que emprestou as bombas de sucção de alta vazão, e o trabalho conjunto de todos os órgãos municipais, coordenadoria da Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar do Estado, através do BPVE, Mactran e das secretarias executivas de Meio Ambiente, de Obras, e de Serviços Públicos. “A secretaria de Defesa Civil do município também deu toda assistência aos desabrigados”, falou o coronel.
- O emprego das bombas de sucção teve todo sucesso. Elas agilizaram o escoamento do Novo Cavaleiros, já que tínhamos urgência de liberar a pista da Rodovia Amaral Peixoto, importante para o acesso a outros municípios da região. As bombas já foram devolvidas e, até à noite, o escoamento natural do bairro estará concluído, em direção à Lagoa de Imboassica, onde foi aberto um canal extravasor, com autorização do governo estadual, através da Serla – disse o coronel , acrescentando que dos sete municípios sob a sua coordenação na Defesa Civil, Macaé foi o mais atingido pelas chuvas.
O gerente de Comunicação e Segurança de Informações da Petrobras, Lincoln Weinhardt, foi o interlocutor entre a prefeitura e a Petrobras, para o empréstimo das bombas de sucção. “O município e a secretaria de Defesa Civil de Macaé e Defesa Civil dos municípios região solicitaram o empréstimo das bombas à Petrobras. O Centro de Defesa Ambiental (CDA) da Bacia de Campos foi acionado e prontamente atendeu às solicitações -disse.
Prefeitura limpa casas e quintais atingidos pelas águas
De acordo com o administrador regional do Setor Azul, que engloba as localidades da Cancela Preta até Imboassica, Manoel Luiz da Silva, o Neneu, a situação do Novo Cavaleiros está sob controle.
-Toda a baixada do Novo Cavaleiros foi alagada, mas as bombas de sucção agilizaram o escoamento do bairro. Os desabrigados estão na Igreja Assembléia de Deus local, assistidos pela prefeitura. Com as águas escoadas, vamos limpar todo o bairro. Já iniciamos a limpeza dos quintais, fossas, piscinas, jardins e das casas atingidas, para que os moradores retornem para as residências limpas. O trabalho é feito pelas secretarias executivas de Serviços Públicos e de Obras, por determinação do prefeito Riverton Mussi – concluiu Neneu.