Novo Eldorado - perspectivas de crescimento animam moradores

10/02/2006 16:48:29 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

As perspectivas de crescimento animam cerca de 300 famílias que vivem no Novo Eldorado, situado no Setor Administrativo - SA – 06, juntamente com as comunidades do Parque Aeroporto, Lagomar, São José do Barreto e Cabiúnas, em frente à Rodovia Amaral Peixoto.

Segundo informações do presidente da Associação de Moradores do Novo Eldorado, Aparício A. da Silva, a comunidade não é resultante de invasão. O loteamento surgiu em 1994 e, a partir de 1997, começaram a ser construídas as primeiras residências, tomando definição de bairro, embora ainda não seja reconhecido nesta categoria.

Hoje, o Novo Eldorado - sugestivo nome que mostra a esperança de crescimento vivenciada por mais de 1.500 moradores - está crescendo, com cerca de 80% dos lotes disponíveis ocupados. As residências, em sua maioria, são boas, com construções regulares e projetadas. Há quatro prédios, com cerca de 20 apartamentos cada, o que mostra que o Novo Eldorado está crescendo.


Localidade já conta com melhorias

No Novo Eldorado a iluminação pública e nas residências e a água encanada são realidades, tornando melhor a vida dos moradores. A água encanada chega em todas as casas e os moradores pagam as contas à Cedae. Pagam também o IPTU.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, a prefeitura ficou de rever a situação do IPTU, após a urbanização da localidade, para que os imóveis sejam legalizados. A comunidade mostra, assim, que quer melhorias, mas também quer contribuir com o município, pagando seus impostos.

Aparício da Silva diz que a localidade ainda é carente de muitas melhorias, mas que as perspectivas são boas, já que a atual administração municipal tem atendido as reivindicações da comunidade.

– O Novo Eldorado recebe a atenção do governo municipal e as mudanças vêm acontecendo. O contato com o prefeito Riverton Mussi tem sido fácil. Acreditamos que todas as nossas solicitações serão atendidas. O prefeito veio ao Novo Eldorado antes das eleições, mas voltou aqui outras vezes depois de eleito. Ele conhece a nossa realidade. Os secretários de Obras, Tadeu Campos, e o de Serviços Públicos, Delorme Ramos, estiveram aqui várias vezes, vendo nossos problemas e atendendo às nossas solicitações – afirma Aparício.

A localidade ainda não tem escola da rede municipal, mas as mais de 60 crianças e adolescentes estudam em escolas situadas próximas ou no centro da cidade. Entre as deficiências do bairro estão a rede de água pluviais e o tratamento do esgoto, que ainda é o de fossas. O presidente da Associação informa que a comunidade situa-se numa cota mais baixa que o mar e o lençol freático é alto. Quando chove, as fossas são alagadas, causando problemas à comunidade. O problema já foi levado à prefeitura que sinalizou com a urbanização do bairro.

Nas últimas chuvas que caíram no município, no final de 2005 e início de 2006, o Novo Eldorado passou por sérios problemas de alagamento, mas foi prontamente atendido pela Prefeitura e Defesa Civil, que colocaram máquinas à disposição da comunidade para ajudar no escoamento das águas e realizaram avaliação nas casas inundadas.

O presidente informa que a secretaria municipal de Obras atende regularmente a comunidade. Uma solicitação feita e já atendida foi a colocação de britanas ruas, melhorando a qualidade e facilitando o acesso. “A Semob está mantendo um trabalho periódico nas ruas, para evitar que fiquem tomadas pela lama quando chove. Outro atendimento: uma máquina Vacol está na comunidade, efetuando a limpeza das fossas”.


Novo Eldorado conta com área de mais de 4000m2 para uso público

No loteamento há uma área de 4.400m2 destinada ao uso público, para ser transformada em praça e onde podem ser construídas praças de esporte, escola ou posto de saúde. Para esta área já há um projeto da administração municipal para aproveitá-la em benefício dos moradores.