logo

Novo Mercado de Peixes atenderá ao crescimento do município

13/01/2015 14:27:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: João Barreto

Prédios recebem instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas

A Prefeitura de Macaé continua a construção do novo Mercado de Peixes. A obra foi definida porque o antigo, em funcionamento desde 1924, não atendia mais à demanda do crescimento do município. Vão compor o novo mercado, mais moderno e funcional, três prédios para abrigar 61 bancas de comercialização do pescado, área de convivência, lanchonetes, dois restaurante, lojas para venda de materiais pesqueiros, banheiros, oito bancas de verduras e frutas, estacionamento, área administrativa e passarela interligando os prédios com acesso aos restaurantes.

Para dar início à obra, a prefeitura construiu inicialmente uma área provisória para abrigar 44 bancas para que a venda de pescado não sofresse interrupção. A partir daí, começou a construção de dois prédios - um e três - que têm previsão de conclusão em cerca de 30 dias. Depois disso, começa a construção do prédio dois. que ocupará a área onde, hoje, funcionam as 44 bancas provisórias.

Segundo informações da Inbra Construtora, empresa vencedora da licitação e responsável pelas obras, que são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas e Urbanismo, a parte física dos prédios um e três está praticamente pronta. Cada um desses prédios contêm bancas com 4,31 metros quadrados cada, que receberão granito para exposição do pescado e uma pia. Contam com corredor de serviço e dois banheiros públicos, com acessibilidade. O mezanino foi construído no final dos prédios e possui banheiros para funcionários, vestiários e escritórios para administração. Os prédios recebem instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas. Será iniciada a colocação de granito nas bancas e louças nos banheiros e concluída a instalação de vidro temperado nas esquadrias.

Os prédios um e três e o mezanino recebem piso de granitina. Na entrada dos prédios, na área externa, o piso antigo será retirado esta semana. Esta área receberá piso cimentado. A área construída total do novo mercado é de 1.633,51metros quadrados. O terreno será cercado e a área externa cimentada, com detalhes em granito, e terá pequenos jardins e estacionamento lateral.

O prédio dois contará com 17 bancas, dois restaurantes, oito bancas para venda de legumes e flores, dois banheiros públicos e dois banheiros para funcionários. Falta a conclusão das obras da retroárea, local onde chegam os barcos trazendo o pescado.

A atividade de venda do pescado continua no espaço provisório, onde movimento é grande, de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h e no domingo, de 7h às 12h. Nos dias de semana o movimento é de cerca de 500 pessoas, e nos finais de semana aumenta com mais de mil pessoas comprando peixes e frutos do mar.

A pesca sempre foi importante atividade econômica no município e muitas famílias sobrevivem dela. Para atender a comunidade pesqueira, a prefeitura conta com a subsecretaria de Pesca, que funciona na Rua Júlio Olivier, no Centro. Os profissionais têm ainda o apoio do Colônia de Pescadores.


Fotos Relacionadas