Em reunião realizada nesta terça-feira (22), no gabinete, entre o prefeito Riverton Mussi e a diretoria do Sindicato dos Pescadores dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, o prefeito informou que o novo Terminal Pesqueiro de Macaé foi incluído no Orçamento Municipal de 2006. A proposta de orçamento será levada à votação no Legislativo e se aprovada, a prefeitura fará a licitação da obra do novo prédio da Receita Federal - o projeto é que o prédio onde estão instaladas hoje as dependências da Receita passe a abrigar o Terminal Pesqueiro.
Em troca, a prefeitura construiria outro prédio para o órgão.
- Destinamos uma área nas proximidades do Fórum para as novas instalações da Receita Federal – afirmou Riverton. A área fica no entorno da RJ-168, na entrada da cidade, perto de onde também serão instalados o Tribunal de Justiça Federal e a Justiça do Trabalho. O diretor regional do sindicato em Macaé, Manuel da Cunha, o Nelo, comemorou a iniciativa do prefeito para a categoria. “A reunião foi importante porque o prefeito mostrou os projetos para os pescadores e eu defendo o trabalhador que vive da pesca”, disse.
O tesoureiro do sindicato, Manuel Serra, informou que a entidade atende cerca de 70% de pescadores que não são associados, chegando a atingir um número de 30 mil pescadores nos dois estados. A intenção do sindicato, segundo o presidente Antonio Moreira da Silva, é profissionalizar a categoria de pescadores e oferecer meios de qualificar melhor a pesca tanto no Rio quanto no Espírito Santo.
De acordo com o prefeito, a administração quer resgatar a cultura pesqueira. “Trabalhamos para criar mecanismos para aquecer o setor, o que vai contribuir para dar mais sustentabilidade ao município e gerar mais empregos para a categoria dos pescadores”, detalhou, lembrando que a atividade pesqueira era até o final da década de 70, junto com a agricultura, a grande força econômica do município. Também foram conversados na reunião outros assuntos relacionados ao fomento da pesca no município. A Receita Federal funciona hoje na Rua Governador Roberto da Silveira s/n, no Centro.