Foto: Bruno Campos
Quem utiliza o transporte urbano no município já está desfrutando do conforto dos novos abrigos
Os usuários do Sistema Integrado de Transporte (SIT) de Macaé já podem esperar o coletivo sem tomar sol ou chuva em alguns pontos de ônibus onde começaram a ser instalados os novos abrigos desde a última quinta-feira (7). A previsão é de que até abril pelo menos 19 abrigos estejam concluídos.
Com isto, quem utiliza o transporte urbano no município já está desfrutando do conforto dos novos abrigos, como do ponto de ônibus próximo à Central de Distribuição dos Correios, ao lado do Hipermercado Atacadão, na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), no Bairro São José do Barreto, cuja estrutura foi substituída.
Em alguns pontos, onde hoje só existe a placa indicativa, é colocada a cobertura, e outros estão sendo substituídos porque estão avariados pelo tempo ou pela ação de vândalos. Os novos abrigos serão instalados em outros trechos da RJ-106, Fazenda Guanabara, próximo ao Instituto Federal Fluminense (IFF), Ajuda, Imbetiba, Avenida Rui Barbosa e Praça Veríssimo de Melo.
Além da preocupação da prefeitura em oferecer conforto a quem depende dos ônibus, outra questão é a segurança deles e também de motoristas e demais usuários do trânsito em geral. Os novos abrigos estão sendo instalados com base em avaliação técnica feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana visando atender as demandas de maior concentração de usuários.
A construção dos abrigos depende ainda das condições dos locais onde estão instalados os pontos de ônibus, levando em consideração que não podem prejudicar a segurança no tráfego de veículos nas intersecções de parada.
Veja abaixo a listagem completa dos primeiros abrigos a serem instalados.
1- Rodovia Amaral Peixoto, próximo à elétrica Santos. Ponto só com placa.
2- Ponto próximo à Churrascaria Galope, sentido Parque de Tubos-Centro – abrigo está sem os assentos.
3- Ponto em frente à Fazenda Guanabara, na RJ-106, sentido Parque de Tubos–Centro, é antigo, feito de concreto, e está com avarias.
4- Ponto em frente à Fazenda Guanabara, na RJ-106, sentido Centro–Parque de Tubos, não há placa e nem abrigo.
5- Ponto próximo ao Posto Ypiranga, sentido Centro-Parque de Tubos, feito de telha francesa e várias estão quebradas.
6- RJ-106, na Entrada do Mirante, em frente ao Posto Ipiranga, ponto com telhas de amianto.
7- Ponto em frente ao IFF (antigo Cefet), sentido Centro- Parque de Tubos, ponto com pilares de madeira e telhas coloniais.
8- Ponto em frente ao IFF, sentido Parque de Tubos–Centro, ponto com pilares de madeira e telhas faltando e outras quebradas.
9- RJ-106, sentido Centro-Parque de Tubos, próximo à empresa Cameron, ponto somente com placa.
10- RJ-106, sentido Parque de Tubos-Centro, em frente ao posto Shell, próximo à empresa Cameron, ponto somente com placa.
11- RJ-106, sentido Centro–Lagomar, em frente ao semáforo do Bairro Fronteira, ponto com pilares de madeira e telhas coloniais quebradas.
12- RJ-106, sentido Lagomar–Centro, em frente ao semáforo do Bairro Fronteira, ponto com pilares de madeira e telhas coloniais quebradas.
13- RJ-106, sentido Centro-Lagomar, em frente à Techint, ponto de concreto com várias telhas coloniais quebradas.
14- RJ-106, sentido Lagomar-Centro, em frente ao Parque de Exposições Latif Rocha Mussi, ponto de pilares com várias telhas coloniais quebradas.
15- RJ-106, sentido Lagomar-Centro, em frente ao Restaurante Central, no Bairro Engenho da Praia, ponto sem cobertura e sem banco.
16- Ponto para quem vem da rotatória da Ajuda, sentido Terminal Cehab, feito com base de tubo de ferro e telhas de zinco totalmente avariadas.
17- Avenida Rui Barbosa, em frente à antiga Honda, ponto sem abrigo e sem placa.
18- Ponto no Bairro Imbetiba, próximo ao Hotel Lagos Copa, com muita ferrugem, já começando a danificar a estrutura.
19- Ponto da Praça Verissimo de Mello, no Centro da cidade, perto da banca de jornal, sentido Centro-Cehab, não tem abrigo.