Foto: Maurício Porão
Mais 56 jovens de 14 a 17 anos do Programa Guarda Mirim são capacitados
Mais 56 jovens do Programa Guarda Mirim começam, a partir de setembro, a atuar em diversos órgãos municipais, estaduais e federais. Esse projeto, criado pela Lei Municipal 2.606/05, beneficia anualmente cem estudantes de 14 a 17 anos incompletos. Os alunos da oitava turma, a primeira deste ano, receberam seus certificados na manhã de sexta-feira (30). A formação, com duração de três meses, aconteceu em cursos de capacitação no Centro Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), palestras e treinamento no Centro de Convivência do Idoso, onde foi realizada a cerimônia.
A solenidade contou com a presença de familiares dos formandos e de autoridades do município. Durante o evento, os componentes da mesa cerimonial ressaltaram a importância do projeto para a formação moral dos jovens e para sua inserção no mercado de trabalho. Os integrantes da Guarda Mirim atuam em órgãos públicos prestando expediente de quatro horas diárias no contraturno escolar e recebem, além da capacitação, ajuda de custo mensal no valor de meio salário mínimo. Os guardas-mirins também participam de um programa de formação continuada quinzenalmente.
Durante a cerimônia, os jovens fizeram juramento de seguirem os preceitos éticos e morais da corporação, de zelar pelo meio ambiente e pelo patrimônio público, além de servir e informar os munícipes. A oradora da turma, Júlia Gomes dos Santos, ressaltou, em nome dos colegas, que a formação os ensinou a conviver com as diferenças um dos outros. No discurso da representante dos pais dos alunos, foi destacada a contribuição pedagógica do projeto, pautado pelo respeito, dignidade e cidadania.
O secretário de Ordem Pública, Edmilson Jório, abordou a necessidade de bons cidadãos para a sociedade. “O segredo da vida está na adaptação à convivência com aqueles que são ou pensam diferentes de nós”, disse.
O patrono da turma foi o Coordenador Geral do Cetep, Jovenito Carvalho Tavares, que pontuou a palavra esperança como sendo aquela que resumiria o sentimento daquele momento. “Começamos aqui uma caminhada de sucesso”, enfatizou.
- Esse programa é um grande incentivo aos jovens, principalmente porque hoje em dia é importante que eles tenham uma atividade que os tire das ruas e os distancie das drogas de maneira preventiva, disse Marizete Gomes, tia da estudante de 14 anos, Josilene Soares, moradora do bairro Fronteira.
- Essa formação foi importante não somente para meu ingresso no mercado de trabalho, mas também para que eu me torne uma pessoa melhor. Aprendemos sobre comportamento, respeito, ética, entre outros temas. Quando estiver em meu posto de trabalho, não vou estar ali só para auxiliar, mas para somar - disse Luciane da Silva Fidelis, 16 anos, moradora do Bosque Azul-Ajuda.
Já a estudante da Ajuda de Baixo, Evelin Karoline Peçanha, 15 anos, destacou que pretende se aprimorar, buscando outros cursos do Cetep. Também Gabriel Andrade, 15 anos, morador do bairro Aroeira, disse que pretende se dedicar aos estudos. “Ingressei na Guarda Mirim porque gostaria de seguir carreira militar e também porque o curso oferece um suporte escolar. Tive aqui grandes exemplos de responsabilidade e de compromisso para meu futuro”, disse.
Participaram da cerimônia a subsecretária do Idoso, Maria de Lourdes Peixoto, o presidente do Cetep, Lenilson Guimarães, o presidente do Conselho Tutelar, Stênio Martins Barcelos, o Comandante da Guarda Municipal, Sebastião José Monteiro e o Coordenador da Guarda Mirim, Túlio Gomes da Costa. No final do evento, autoridades que colaboraram com a formação da turma foram homenageadas com certificados.
Programa - Durante a capacitação que foi ministrada no Cetep, os jovens tiveram a oportunidade de cursar disciplinas como Informática Básica; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Macaé 200 anos; atualização da Língua Portuguesa e Matemática; Qualidade no Atendimento; Estrutura da Administração Pública Municipal; Marketing Pessoal; Endomarketing; Ética e Cidadania. Eles participaram também de um treinamento que abordou Ordem Unida, Ética e Disciplina e ainda tiveram aulas de educação física. Também integraram o currículo palestras com os temas: Drogas, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e Regulamento Final de Respeito.