Os novos professores que tomaram posse, na segunda-feira (26), participam de oficinas realizadas terça-feira (27) e quarta (28), na Cidade Universitária e também no auditório da Secretaria de Educação. O objetivo é mostrar aos novos concursados como funciona a metodologia de ensino aplicada pela rede municipal, bem como sua infraestrutura. Todos os temas trabalhados nas oficinas foram escolhidos baseados no dia a dia desses profissionais. Tomaram posse ao todo 451 professores A; 218 professores C; 11 supervisores; 12 orientadores educacionais e 14 orientadores pedagógicos.
As oficinas são ministradas pelos próprios coordenadores da Secretaria de Educação. Tanto os professores do Ensino Fundamental, quanto do Ensino Infantil, tiveram a oportunidade de participar do evento.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, falou da importância de uma educação comprometida, democrática, participativa e, sobretudo, de qualidade.
- Convido o novo educador a se envolver com a nossa rede, pois somente desta forma, somando esforços é que poderemos alcançar a nossa proposta de que a Educação de Macaé é nossa maior riqueza, ressaltou.
A abertura do evento de terça-feira contou com a apresentação do coral do Colégio Municipal Neusa Brizola e do grupo Historiarte, que apresentou o tema: “Macaé em Cordel”. Houve também as palestras do consultor técnico da Secretaria de Educação, José Augusto Aguiar; do subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares; da subsecretária na Educação na Cultura, Saúde, Esporte e Meio Ambiente, Conceição de Maria Rosa e ainda do representante da subsecretaria pedagógica e coordenação de Ciências.
O subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Grey Tavares, disse durante a abertura das oficinas que o professor tem a missão de fazer com que o aluno possa ler a realidade com olhar crítico.
- Somente dessa forma ele terá a capacidade de articular idéias e na leitura crítica de toda a linguagem: a linguagem dos fatos, movimentos sociais e políticos, a linguagem da natureza em todas as suas formas, a linguagem do corpo e do dizer do homem pela arte, a linguagem das palavras. A diferença estará no nosso fazer comprometido, crítico, atualizado, interativo, baseado no diálogo entre nós, com alunos, com os saberes, disse aos professores concursados.
A coordenadora do Ensino Fundamental, Izes Maria Schwartz, que fez parte da comissão organizadora das oficinas para os professores A, explicou que foram trabalhados quatro temas. “Alfabetização e Letramento- Construção da Escrita”, segundo ela, teve o objetivo principal de trabalhar todos os níveis da escrita, fazendo com que o professor possa identificar as necessidades de cada aluno e a partir daí, realizar as intervenções, para garantir um melhor aprendizado.
- Já a oficina “Alfabetização e Letramento- Gêneros Textuais” procurou trabalhar textos que existem na sociedade, com o intuito de capacitar o aluno a construir textos e saber características de cada um deles, acrescentou.
Outra oficina realizada foi sobre “Alfabetização em Matemática”, direcionado para os alunos de 1º a 5º ano, teve a intenção de passar para os novos professores como é possível mudar a visão de que a matemática pode ser ensinada de forma prazerosa.
A oficina “Além da Nota: um recurso pedagógico” teve a finalidade de mostrar para os profissionais que existem outras formas de avaliar os alunos. “É nesse contexto que o profissional pode realizar um diagnóstico e detectar problemas na aprendizagem”, destacou a coordenadora.
Professores da Educação Infantil também participam de oficinas- Os professores da Educação Infantil também participaram de oficinas ministradas na sede da Secretaria de Educação desde a segunda-feira (26).
De acordo com informações da subsecretária de Ensino Infantil, Márcia Heloísa Branco, as oficinas foram realizadas na terça-feira (27) e quarta-feira (28).
- Foram propostos dois temas: “Musicalização na Educação Infantil” e a “Importância do Brincar”. Os novos professores tiveram a oportunidade também de conhecer mais a rede de ensino, atribuições do corpo docente, plano de ação e documentos referência na Educação Infantil, explicou.
Márcia acrescentou que na oficina: “Musicalização na Educação Infantil”, os professores tiveram o conhecimento de que a música possui um papel importante na educação das crianças. Segundo ela, a música contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio-afetivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
A oficina: “A importância de Brincar” ressaltou que brincar é tão importante para criança como trabalhar é para o adulto.