logo

Novos semáforos já estão funcionando em alerta na Linha Azul

25/01/2016 17:06:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Orientação é para que pedestre não use fone de ouvido e nem celular

Um novo conjunto semafórico entrou em operação na Avenida Lacerda Agostinho, mais conhecida como Linha Azul. Os equipamentos foram instalados na altura do condomínio Bosque Azul, dos programas Minha Casa, Minha Vida/Habitar Legal. Os semáforos foram posicionados, principalmente, de forma que auxilie na travessia dos pedestres e usuários do transporte público: dois na pista sentido Linha Verde e outro na pista sentido Ajuda.

Os semáforos do Bosque Azul estão funcionando em alerta piscante, por conta do período de testes que precisa ser respeitado para que os condutores se acostumem com a nova sinalização. Além disso, em complemento aos semáforos, também serão pintadas no local as faixas de pedestres e instaladas as demais placas de sinalização necessárias antes que o equipamento passe a funcionar de forma efetiva.

Há previsão ainda de instalação de conjuntos semafóricos em outros trechos da Linha Azul, visando à melhoria na segurança para ciclistas e pedestres que circulam e precisam fazer a travessia em alguns trechos da via. É o caso da localidade conhecida como Piracema e da região próxima ao prédio do Senai, no Novo Botafogo, por onde circulam muitos estudantes diariamente.

Cuidados – Até que seja concluída a instalação destes dispositivos para que eles entrem em funcionamento efetivo, é necessário que os condutores estejam atentos. Isso porque a colaboração dos motoristas em respeitar os limites de velocidade, em especial ao se aproximar destas localidades em que as pessoas mais circulam, é fundamental para evitar acidentes.

Aos pedestres cabe também, mesmo que tenham que se deslocar mais alguns metros, não fazer a travessia próximo aos trechos mais críticos, como das pontes, por exemplo. E antes de realizar a travessia, os pedestres devem ter certeza se a distância para o veículo é suficiente, sem correr e, de preferência, evitar o uso de celulares e fones de ouvido, pois eles tiram a atenção com relação ao trânsito.


Fotos Relacionadas