Foto: Maurício Porão e Moisés Bruno
Juciara Fernandes, 40 anos, fez a cirurgia de laqueadura em fevereiro deste ano
No início deste ano, a dona de casa Juciara Fernandes Duarte, de 40 anos, decidiu, em conjunto com o marido, não aumentar a família. Já no segundo casamento, mãe de três filhos do primeiro relacionamento e com dois enteados, ela procurou informações sobre como realizar a cirurgia de laqueadura tubária em Macaé, onde mora há pouco mais de 10 anos.
Foi encaminhada ao Núcleo de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuamc) do bairro Aroeira. No dia 11 de fevereiro submeteu-se à intervenção cirúrgica após cumprir todas as exigências necessárias para que a operação fosse feita. "Tive um atendimento maravilhoso e uma ótima recuperação. Meu dia a dia está absolutamente normal", garantiu Juciara.
O Nuamc oferece diversos serviços médicos e realiza dezenas de atendimentos. Só o setor de planejamento familiar recebe cerca de 20 pacientes todos os dias. Pessoas como Juciara, em busca de orientações sobre como evitar uma gravidez. O local conta com profissionais de fisioterapia, psicologia, assistência social, ginecologia e cardiologia.
Há distribuição de preservativos e entrega de anticoncepcionais. E, ainda, palestras educativas e didáticas. Segundo a lei federal 9.263/96, planejamento familiar é o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole dentro de uma visão de atendimento global e integral à saúde.
Grande procura por laqueadura tubária
Há grande procura pelas cirurgias de vasectomia e, principalmente, laqueadura tubária, que configuram a esterilização voluntária. O procedimento tem que atender a vários requisitos, entre eles capacidade civil plena, ser maior de 25 anos, ter dois filhos vivos, e observar o prazo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o ato cirúrgico.
É vedada a esterilização cirúrgica em mulher em períodos de parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade por cesarianas sucessivas anteriores. Não é considerada manifestação de vontade durante ocorrência de alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental.
- Existem muitas situações que não se enquadram na lei e não podem ser executadas. Para laqueadura em gestantes, por exemplo, é preciso observar uma série de exigências, que passam pelo encaminhamento obstétrico e o preenchimento da declaração de interatividade, entre outras questões -, explicou a gerente administrativa do Núcleo, Tatiana Félix.
Marcação de consulta será semanal
A partir do próximo dia quatro de maio, a marcação de consulta no Nuamc da Aroeira será semanal, das 8h às 15h. Os atendimentos vão obedecer à seguinte ordem: segunda-feira, mastologia e preventivo; terça-feira, ginecologia; quarta-feira, ginecologia; quinta-feira, pediatria e dermatologia; e sexta-feira, cardiologia e clínica geral.
Do mesmo dia quatro em diante, a entrega de exames será das 10h às 16h. É necessário apresentar documento com foto (RG, carteira de habilitação ou carteira de Trabalho) ou certidão de nascimento, no caso de menores. O Nuamc da Aroeira funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Francisco Alves Machado, 235. O telefone é 2796-1101.