O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Macaé (NTM), da Secretaria de Educação, inovou utilizando o aplicativo para dispositivos móveis Plickers como tema na formação de professores de laboratório de informática da rede de ensino que, a partir de agora, estão aptos a experimentar um novo jeito de ensinar e aprender com suas turmas nas escolas. A ferramenta também está disponível na versão Web e destina-se à administração de testes rápidos, que permite ao professor escanear as respostas e conhecer, em tempo real, o nível da turma quanto ao entendimento de conceitos e pontos chaves de uma aula. Mais do que isto, trata-se de um recurso de aprendizagem, para alunos já alfabetizados até o Ensino Médio, criado para despertar a vontade de aprender nos estudantes da geração virtual.
O coordenador do NTM, Alex Sanders Bogado, explicou que, como é uma ferramenta de avaliação processual, o Plickers permite uma checagem rápida para verificar se a turma está acompanhando o desenvolvimento do conteúdo. Funciona da seguinte forma: o App gera e salva automaticamente o desempenho individual dos alunos, criando gráficos e dados. Esses dados são úteis para identificar dificuldades, tendências, estratégias de personalização do ensino, critérios de avaliação, dentre outros. Além disso, os alunos têm participação ativa no processo, pois informam suas respostas sabendo instantaneamente como foi seu desempenho. Essas informações estão no site http://unoieducacao.com no texto “Plickers: que ‘bicho’ é esse?”. Os interessados também podem acessar mais dados no site do NTM.
Segundo destacou Bogado, outra facilidade é que o recurso pode funcionar offline, ou seja, não depende da Internet para ser utilizado, e permite trabalhar questões de múltipla escolha ou verdadeiro e falso na avaliação processual em turma, precisando apenas de um celular e tarjetas impressas.
“Os professores gostaram muito do potencial do aplicativo. É a tecnologia a favor do ensino e na palma da mão do professor. Um avanço na interação dos alunos com a aprendizagem de forma motivada e personalizada. A ferramenta apresenta até mesmo o ranking da turma e o desempenho de cada aluno”, disse o coordenador.
O Plicker já é utilizado em alguns municípios no país e o resultado tem sido excelente na visão dos próprios alunos porque torna as aulas mais descontraídas, dinâmicas e conectadas com o mundo digital em que vivem. “Na prática, é uma forma de utilização pedagógica do celular, com orientação do professor”, observou Bogado.
Ele informou que a versão do aplicativo gratuita está disponível no play store dos celulares smarthphones e a versão desktop através do site: https://get.plickers.com/. É bem simples. O usuário faz o cadastro no computador, monta as questões e a turma também no computador e pode utilizá-las no celular, inclusive off-line.
“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já prevê como competência compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais, incluindo as escolares, para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”, concluiu Alex Bogado.