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Núcleo de Tecnologia Municipal segue com agenda de cursos

06/09/2012 14:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

Estão abertas as inscrições para os cursos voltados para Educação e Tecnologia, que serão ministrados pelo Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM). Os interessados podem se cadastrar através do blog do núcleo, pelo endereço eletrônico ntmmacae.blogspot.com. Os cursos são direcionados a professores da rede municipal de ensino e servidores da Prefeitura de Macaé, com a proposta de orientar aos profissionais quanto à melhor utilização dos recursos educacionais com tecnologia de informação e comunicação.



Todos os cursos fazem parte do ProInfo Integrado, programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar, articulado à distribuição dos equipamentos tecnológicos nas escolas e à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais. Os módulos são ministrados gratuitamente pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Ministério da Educação. No final dos cursos, os participantes recebem certificados e têm a oportunidade de trocar experiências com os outros professores.

Entre os cursos com inscrições abertas estão “Introdução à Educação Digital”, “Elaboração de Projetos” e “Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as Tic´s”. Já está sendo realizada a oficina de “Introdução à Educação Digital”, voltada aos profissionais que atuam nas escolas municipais Cláudio Moacyr de Azevedo, Edda Daflon, Alvarez Parada, Interagir e Letícia Pessanha. O curso de 40 horas está sendo ministrado conforme os horários indicados pelos participantes.

No ano de 2011, as oficinas foram ministradas em unidades como Wolfango Ferreira, Renato Martins e Elza Ibraim. O curso básico é voltado para professores que não têm o domínio mínimo no manejo de computadores e internet. “O objetivo do módulo “Introdução à Educação Digital” é possibilitar aos professores e gestores escolares a utilização de recursos tecnológicos, tais como: processadores de texto, apresentações multimídia, recursos da Web para produções de trabalhos escritos e multimídia, pesquisa e análise de informações na Web, comunicação e interação, por e-mail, lista de discussão, bate-papo e blogs”, destaca o professor-coordenador, Jo Valdez.

Os cursos executados pela equipe de professores do NTM seguem a plataforma e-ProInfo. Entre eles está o módulo “Elaboração de Projetos”, que segue três eixos norteadores: projeto, currículo e tecnologia, que são pautados, segundo a professora e tutora Vanda Vasilemskas, no Guia do Formador do MEC. Ela pontua que o foco principal deste módulo é desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que os professores possam planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

De acordo com o coordenador geral do NTM, Alex Sanders Bogado, este ano o núcleo intensificou o número de cursos à distância. A exemplo, está sendo ministrado, desde o mês de agosto, o módulo à distância “Construção de objetos de aprendizagem”. As aulas, que seguem até o dia 8 de novembro, contam com professores de turmas regulares, salas de recursos e laboratórios de informática.

- Iniciamos esta oficina com a proposta de reforçar a necessidade do professor utilizar as ferramentas digitais à favor da educação. Esta é a oportunidade para os profissionais obterem conhecimentos necessários para aprenderem a trabalhar com recursos, como o editor de apresentação, a exemplo do Power Point - disse a professora Lívia Azeredo.

Educação e saúde - Com a proposta de levar maior capacitação aos educadores e profissionais da Secretaria de Saúde, o NTM está ministrando o módulo à distância “Heterogenese Urbana e Tic´s”, No total, 180 servidores públicos estão participando. Destes, 80 são professores do ensino municipal. O módulo que conta com material produzido pelo NTM tem a duração de 300 horas e prossegue até o mês de junho de 2013.

Segundo o professor Jo Valdez, a programação é de suma importância não apenas para a atualização profissional dos educadores, mas para um melhor ensino dos estudantes, que cada vez mais estão interessados em aprender sobre tecnologia nas escolas: “No final dos cursos, os participantes recebem certificados e têm a oportunidade de trocar experiências com os outros professores”, finaliza.