Cerca de 400 participantes de quatro cursos oferecidos pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) receberão, no próximo dia 17, certificados de conclusão dos cursos de Elaboração de Projetos, Educação Digital, Ensinando e Aprendendo com as Tic´s e Suporte Técnico Pró-Info, Curso de Elaboração de Objetos de Aprendizagem - Software de Apresentação - em EAD - 2012 e Informática Básica - 2012.
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), desenvolvido por meio da parceria entre o Ministério da Educação e a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, comemora os resultados do atendimento oferecido no Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). Segundo o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o NTM se destacou nos últimos anos por apresentar um saldo positivo diante do uso e processo ensino-aprendizagem digital.
— Ficamos felizes com o empenho dos participantes nos cursos semipresenciais e oficinas itinerantes. Pudemos perceber que, conforme o avanço dos anos, cada vez mais os profissionais da Educação vão escolher cursos de Educação à Distância (EAD), que futuramente terá um índice alto de adesão — explica.
Desde 2010 fazem parte dos cursos oferecidos pelo NTM Macaé: “Introdução à Educação Digital”, “Programa Aluno Integrado”, “Informática Básica”, “Tecnologia na Educação”, “Ensinando e Aprendendo com as Tic´s”, “Suporte Técnico PróInfo” e “Heterogênese Urbana e Tic´s”. Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, os cursos e os atendimentos foram ampliados expressivamente no decorrer destes dois anos.
— A expectativa é, cada vez mais, aumentar o número de atendimentos. Podemos perceber pelo interesse nas oficinas itinerantes, que no ano de 2013 serão realizadas em escolas-pólos maiores, que vão atender profissionais, que atuam nos mesmos setores administrativo — disse o coordenador Alex Bogado.
No próximo ano letivo, o curso deve contar com a abertura de sete turmas, cuja previsão é atender 210 participantes no primeiro semestre. Outra ação para 2013 será a continuidade dos cursos itinerantes nas 54 escolas municipais que contam com laboratórios de informática, como Colégio de Aplicação (CAp), Ancyra Pimentel Gonçalves, Claudio Moacyr e Botafogo. Além disso, a coordenação do NTM já está planejando a realização das oficinas em outras unidades municipais, como Aroeira, Wolfango Ferreira e Ciep Maringá.
DADO POSITIVO – De acordo com a estatística do Sistema de Informação do Proinfo Integrado, referente aos anos de 2010 a 2012, Macaé está em primeiro lugar em atendimento dos alunos (cursistas), dentre os 93 municípios do estado do Rio de Janeiro, superando as expectativas dos governos. Na lista, Macaé aparece como o município que mais ofereceu cursos no decorrer destes últimos dois anos. Ao todo, 1.201 alunos passaram pelas semipresenciais e oficinas itinerantes. O segundo lugar em atendimento foi para o município de Nova Iguaçu com 967 alunos. A terceira colocação ficou para Nilópolis com 832 cursistas, seguindo com Campos dos Goytacazes com 668 atendimentos.
PROINFO – O Proinfo é executado com a proposta de promover o uso pedagógico das diversas mídias eletrônicas nas escolas públicas. Para isso, o programa atua em duas frentes: equipar as escolas com tecnologia e capacitar professores para fazer o uso adequado destes recursos no processo ensino-aprendizagem. Além disso, o Sistema de Informação do Proinfo Integrado foi desenvolvido para atender aos usuários do Programa de Capacitação Continuada em Educação à Distância, com o objetivo de manter o cadastro dos alunos, cursos e turmas de formação. Para fazer parte do programa, o MEC distribui e instala laboratórios de informática nas escolas públicas de educação básica. Em contrapartida, os governos locais realizam cursos e oferecem recursos para facilitar o acesso a tecnologia.
De acordo com o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, o ProInfo está sendo de fundamental importância. “A Educação está investindo no avanço tecnológico com a finalidade de oferecer o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações”, ressalta.
Segundo o coordenador do NTM, Alex Bogado, os cursos e os atendimentos foram ampliados expressivamente no decorrer destes dois anos. “Temos, por exemplo, registros do curso de ‘Introdução à Educação Digital’, que contou com 80 alunos no ano de 2010. No ano de 2011, tivemos o total de 45 participantes. Já em 2012, batemos o recorde, com 195 alunos”, destaca o coordenador.
—Estamos felizes com a repercussão dos cursos à distância “Construção de objetos de aprendizagem”. Mas, os cursos também contam com parcerias de outras secretarias. A exemplo está o módulo à distância “Heterogenese Urbana e Tic´s”, direcionado a profissionais das áreas da Saúde e Educação, que foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde — concluiu Bogado.