Continuando as celebrações pelo Dia Nacional de Luta Antimanicomial, comemorado dia 18, o Núcleo de Saúde Mental, da secretaria especial de Saúde de Macaé, realiza nesta quarta-feira (21), no Teatro Municipal atividades que visam reafirmar o compromisso da cidade com a causa antimanicomial, pedindo o fim dos hospícios.
Na programação do evento, haverá palestra abordando “O que é Luta Antimanicomial”, seguido do filme “Uma mente brilhante”, e finalizando o evento, que será na parte da manhã, um debate em cima do filme assistido voltado para o tema da palestra.
Segundo o psiquiatra e gerente do Programa de Saúde Mental, Julio César Pinto, o número de pacientes internados caiu de maneira significativa em Macaé. “Esta queda é resultado da assistência oferecida no município, aliada a internação, quando requisitada pela família. A diferença está nas opções de tratamentos complementares. Entre elas estão o atendimento ambulatorial especializado que atende às necessidades das pessoas, e o Espaço de Convivência, Cultura, Eventos e Renda, trabalham, dentre outras atividades, para dar sustentação às possibilidades de inserção social das pessoas que se tratam em Saúde Mental”, disse.