logo

Nutrição, medicina chinesa e africanidade são destaques no Encontro de Educação Física

22/03/2011 09:04:16 - Jornalista: Clinton Davisson

O segundo dia do Encontro Municipal de Educação Física Escolar, realizado pela Secretaria de Educação, na Cidade Universitária, foi marcado por muita africanidade com a participação da Academia Raízes de Aruanda, do mestre Dengo. O evento ocorreu no sábado (19), das 8h às 13h, e contou com professores, monitores de recreação e oficineiros da rede municipal de Educação, envolvidos com atividades de Educação Física.

A primeira palestra foi “Saúde e Atividade Física na Visão da Medicina Chinesa” de Raquel Terra Agostinho, que é professora de Educação Física, fisioterapeuta e atua como supervisora do Centro de Medicina Chinesa do Rio de Janeiro. Ela explicou sobre a importância de trazer para o Brasil elementos de uma cultura milenar que tem comprovado, cada vez mais, a eficácia dentro da ciência ocidental. “O aprendizado da medicina chinesa é um processo complexo porque precisamos entender a cultura de um país gigantesco e com tradições muito antigas, mas os benefícios compensam porque são muitos”, destacou.

O professor Gláucio Corrêa, pós-graduado em Psicomotricidade, ministrou a palestra “Mandinga na Educação Física e Avanços na Arte da Capoeiragem” e arrancou reações emocionadas em função da história da capoeira no Brasil que recebe mais reconhecimento em países como EUA e Alemanha do que no Brasil. “A questão que permeia atualmente o esporte é o paradoxo entre a necessidade de penetrar no mundo acadêmico para ser levado a sério e o fato de os mestres antigos da capoeira não terem acesso a esse meio”, destacou.

Ao fim da palestra, a Academia Raízes de Aruanda, do mestre Dengo, fez um show de exibição com muita ginga, envolvendo todos os presentes.

O fechamento foi com a palestra “Alimentação Escolar na Atividade Física e em Situações Especiais”, de Rosana Araújo, pós-graduada em Nutrição Clínica e Saúde Pública e em Gestão de Serviços de Alimentação.

A subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, organizadora do evento, destacou que o objetivo é reunir os profissionais para trazer informações que possam agregar no dia a dia. “Entendemos a importância dessa formação para o desenvolvimento da educação no nosso município. O professor de Educação Física tem a grande responsabilidade de trabalhar o corpo da criança que é uma coisa sagrada”, afirmou.

Os professores aprovaram a oportunidade. Foi o caso de Fabiano Ribeiro da Silva, da Escola Lions, que trabalha com brincadeiras recreativas e futsal para os alunos. Ele afirmou que ficou impressionado com o que foi falado sobre medicina chinesa e capoeira, que ele não acompanhava desde a faculdade. “Acho importante essa integração para nos manter atualizados com o que está acontecendo em nossa profissão em Macaé e no mundo”, disse.

A professora Thais Oliveira, do colégio Raul Veiga, também elogiou o evento por trazer novos conhecimentos e pela integração. “Esse encontro funciona muito como fator motivador porque te provoca. A gente sai daqui com vontade de fazer, de estudar mais e ampliar os nossos conhecimentos”, ressaltou.