Foto: Bruno Campos
O evento foi organizado pelas coordenações Centro de Formação Carolina Garcia e pedagógica da Secretaria de Educação
A conferência “O Papel do Educador na Prática Pedagógica” foi realizada nesta quarta-feira (6), no bloco A, na Cidade Universitária, de forma online com o professor, Dr. Miguel Gonzalez Arroyo. O evento foi organizado pelas coordenações do Centro de Formação Carolina Garcia e pedagógica da Secretaria de Educação.
O objetivo da conferência, de acordo com a coordenadora do Centro de Formação Carolina Garcia, Regina Célia dos Santos Nascimento, foi repensar e discutir as práticas de aprendizagem na atualidade. Ela acrescentou ainda que a conferência contou com 354 inscritos de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, Maranhão, Rondônia, Belo Horizonte, Amazônia, Fortaleza, entre outras.
“Temos que discutir as adversidades e o nosso objetivo é humanizar o ser, enaltecer a cultura local, ter mais amor, aceitar o outro como é, bem como sua religião ou filosofia de vida”, ressaltou.
“O professor que também já foi secretário de Educação na cidade de Belo Horizonte, tem muitos artigos importantes e é referência para nós professores. O professor Miguel tem uma posição classista, vinculado a classes populares. Promover a criança, não é fazer com que ela simplesmente passe de ano e sim na totalidade para o seu desenvolvimento, com tanta diversidade que a gente registra nas salas de aula, É ter um olhar para as crianças com necessidades especiais, as diferenças religiosas, enfim, Miguel é isso”, pontuou.
“É preciso repensar a sociedade que queremos para todos nós, os seus valores e principalmente sobre políticas públicas para a educação, que atenda as necessidades do educar”, destacou Mauriléa.
“Quando esquecemos que trabalhamos com humanos, esquecemos da nossa humanidade. Quando esquecemos que trabalhamos com seres humanos, também esquecemos da nossa própria condição de docentes humanos”, defende Arroyo.