“O Papel do Educador na Prática Pedagógica” é debatido em conferência

06/03/2024 12:29:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

O evento foi organizado pelas coordenações Centro de Formação Carolina Garcia e pedagógica da Secretaria de Educação

A conferência “O Papel do Educador na Prática Pedagógica” foi realizada nesta quarta-feira (6), no bloco A, na Cidade Universitária, de forma online com o professor, Dr. Miguel Gonzalez Arroyo. O evento foi organizado pelas coordenações do Centro de Formação Carolina Garcia e pedagógica da Secretaria de Educação.

O objetivo da conferência, de acordo com a coordenadora do Centro de Formação Carolina Garcia, Regina Célia dos Santos Nascimento, foi repensar e discutir as práticas de aprendizagem na atualidade. Ela acrescentou ainda que a conferência contou com 354 inscritos de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro, Maranhão, Rondônia, Belo Horizonte, Amazônia, Fortaleza, entre outras.



“Temos que discutir as adversidades e o nosso objetivo é humanizar o ser, enaltecer a cultura local, ter mais amor, aceitar o outro como é, bem como sua religião ou filosofia de vida”, ressaltou.



Regina acrescentou ainda que a intenção é de que os outros encontros sejam de forma presencial e com outros temas atuais que a coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, sente a necessidade junto com os profissionais que atuam na área.

Para mediar o encontro, a professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gelta Xavier, foi convidada e ressaltou a importância da iniciativa dos professores para se organizarem diante da realidade imediata.



“O professor que também já foi secretário de Educação na cidade de Belo Horizonte, tem muitos artigos importantes e é referência para nós professores. O professor Miguel tem uma posição classista, vinculado a classes populares. Promover a criança, não é fazer com que ela simplesmente passe de ano e sim na totalidade para o seu desenvolvimento, com tanta diversidade que a gente registra nas salas de aula, É ter um olhar para as crianças com necessidades especiais, as diferenças religiosas, enfim, Miguel é isso”, pontuou.




Participaram também da idealização do encontro a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Mauriléa Rodrigues, que destacou que o encontro é de fundamental importância para as profissionais da área.



“É preciso repensar a sociedade que queremos para todos nós, os seus valores e principalmente sobre políticas públicas para a educação, que atenda as necessidades do educar”, destacou Mauriléa.




O professor, Dr Miguel González Arroyo, é sociólogo e educador espanhol, já lecionou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e atualmente acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Suas ideias estão relacionadas à educação popular, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.



“Quando esquecemos que trabalhamos com humanos, esquecemos da nossa humanidade. Quando esquecemos que trabalhamos com seres humanos, também esquecemos da nossa própria condição de docentes humanos”, defende Arroyo.




Fotos Relacionadas