Foto: Juranir Badaró
Fotógrafos e colecionadores podem integrar Fundo de Imagens do Solar dos Mellos, museu de Macaé
Buscar uma aproximação com os fotógrafos profissionais e colecionadores que possuem um acervo fotográfico característico das últimas décadas é um dos principais objetivos do projeto de resgate da memória de Macaé, uma iniciativa da vice-presidência de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura. A ideia é reunir um material para a publicação da obra “Nossa história, nossa gente, nosso maior patrimônio”, homenagem ao bicentenário da cidade, que será comemorado no dia 29 de julho.
O objetivo é promover um resgate de imagens que retratam Macaé, por meio da trilogia “Tempo, Espaços e Cultura” ao longo dos anos. Para participar do projeto, o fotógrafo ou colecionador se compromete com a doação de 30 imagens e, com isso, passará a fazer parte do acervo do Solar dos Mellos – Museu de Macaé, onde será criado ou ampliado o Fundo particular de cada fotógrafo. A proposta do governo é ampliar a divulgação dessas coleções.
Os fotógrafos profissionais, com no mínimo três anos de registros de Macaé, e colecionadores que desejam ter um fundo particular de imagens no Solar dos Mellos, devem entregar o material no museu, em mídia digital com no mínimo 300 dpis. O prazo de entrega é até a próxima terça-feira (7). O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé localiza-se na Rua Conde de Araruama, 248, Centro.
Educação Patrimonial
Com a obra serão promovidas outras ações para o resgate da memória da cidade, pois será incluída no trabalho de educação patrimonial que o Solar dos Mellos realiza com a rede pública e particular de ensino e outras representações da sociedade. O intuito é despertar na população o desejo de conhecer e conviver com os bens culturais enquanto patrimônio coletivo, proporcionando melhor qualidade de vida. Desta forma, a gestão municipal acredita que a importância da educação patrimonial passa a ser uma ação conjunta a todos que se sentem responsáveis pela defesa permanente do patrimônio das artes e da cultura.
Luiz Ernesto Olive Carneiro contribui com bicentenário
O acervo fotográfico das últimas décadas já conta com as imagens do jornalista e colecionador Luiz Ernesto Olive Carneiro, um dos primeiros a contribuir com o Fundo de Imagens do Solar dos Mellos. Com mais de 50 anos de jornalismo, militância política e amor à poesia, a personalidade histórica de Macaé selecionou imagens para a publicação comemorativa do bicentenário. Algumas fotos do seu acervo foram compradas e outras doadas, com registros de diversos repórteres fotográficos do município e região.