Obra de drenagem acabará com alagamentos no Maringá

17/05/2007 15:14:57 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuando a investir em obras de infra-estrutura em localidades situadas na periferia na sede do município e depois de concluir etapa de rede de drenagem no Campo do Oeste, a Prefeitura de Macaé, através da secretaria de Obras, (Semob), continua trocando as antigas redes de drenagem de águas pluviais e de esgoto em oito ruas no bairro Maringá, num investimento orçado em 1 milhão e 480 mil reais.

São mais de quatro mil metros lineares de novas redes que vão facilitar o escoamento nas ruas Argentina, México, França, Inglaterra, Noruega e Equador e outras. As ações vêm complementar a drenagem do Campo do Oeste, onde já foram efetuadas os trabalhos da praça da localidade em direção ao Canal da Ayrton Senna.

Após instalar as novas redes, a Semob está refazendo o calçamento de paralelepípedo. No Maringá, além das redes de drenagem, são construídas também novas caixas de passagem. A Prefeitura usa na rede de águas pluviais manilhas de um metro de diâmetro e de 400 milímetros para as redes de esgoto.

Nas oito ruas do Maringá foram instalados cerca de quatro quilômetros de redes de águas pluviais e de esgoto, 16 mil metros de meio-fio e 24 mil metros quadrados de pavimentação.

Esta semana, as ações são realizadas na continuação das ruas Lobo Júnior e México. Segundo informou o secretário de Obras, Tadeu Campos, até o final de semana os trabalhos nestas ruas deverão estar concluídos. Ele disse que muitos moradores, cujas ruas já contam com as novas redes, têm ido à secretaria para agradecer, comunicando que as ruas não sofreram alagamentos nos últimas chuvas.

- Isso mostra que os moradores estão satisfeitos com as obras da administração municipal - diz o secretário, lembrando que, com a revitalização da Estrada do Tatu, os moradores do Campo do Oeste, Maringá, Sol y Mar, Novo Horizonte e outras localidades situadas na área contarão com nova opção de tráfego, podendo chegar a vários locais da cidade sem passar pelo centro.

Novas redes de drenagem visam acabar com alagamentos

A instalação de redes de drenagem e esgoto nos bairros localizados nas proximidades da Avenida Ayrton Senna tem como objetivo acabar com alagamentos em bairros que estão abaixo do nível do mar. As obras nessa região são realizadas desde o início de 2006. As novas redes de drenagem do Campo do Oeste, Maringá, Sol y Mar, Novo Horizonte são direcionadas à Avenida Ayrton Senna para desaguar no Canal Fábio Franco.

Antes das obras nestes locais, a Semob também fez análise de solo na avenida Ayrton Senna, no Campo Grande e na rede de drenagem já existente, constatando que a rede estava subdimensionada, isto é, pequena diante da vazão de água dos bairros que crescem, acompanhando o desenvolvimento do município.
De acordo com Tadeu Campos, a drenagem das águas pluviais vai atender bairros que fazem parte da bacia hidrográfica na região, que fica mais baixa que o nível do mar. O levantamento, além de identificar o tipo de solo, determinou o material que melhor se adaptava ao local.

Sendo Macaé uma cidade situada em área de restinga, com cotas topográficas próximas ao nível do mar, há dificuldade para o escoamento da água de chuva. Para facilitar o escoamento das águas pluviais, foi instalada uma Estação Elevatória na Ayrton Senna para descarregar no Canal Fábio Franco.

Com as obras nesses bairros, a prefeitura quer acabar com os alagamentos na região. Além, da instalação das redes, os bueiros estão sendo desobstruídos. Foi instalada uma bomba de drenagem em um dos bueiros do Novo Horizonte, para garantir que as águas da chuva escoem rapidamente, evitando que as ruas voltem a armazenar água nas ocasiões de chuva forte, causando problemas aos moradores.