logo

Obras começam a mudar a Nova Esperança

04/05/2010 16:20:26 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

As ações estão em andamento em várias ruas, como a São Mateus

Paulo Ricardo Sales, morador há 20 anos na Nova Esperança, demonstra sua satisfação com as obras que vêm mudando sua comunidade, trazendo melhoria na qualidade de vida. “Estou muito satisfeito com as obras. Nós, da comunidade, estamos acompanhando o dia a dia das ações aqui realizadas pela prefeitura, através de parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A equipe de trabalho é muito boa, show de bola”, disse Paulo, acrescentando que as dificuldades eram muitas. “Muita lama, quando chovia, muita poeira, nos dias de sol”, colocou o morador.

As obras na localidade de Nova Esperança, resultado de parceria entre a Prefeitura de Macaé e o governo federal, através Ministério das Cidades - Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) - e Caixa Econômica Federal, estão a cargo da Hidrolumem Construtora e têm o acompanhamento da secretaria de Obras Públicas e Urbanismo (Semop).

As ações estão em andamento em várias ruas, como Bahia, Caxias, São Mateus. Na rua Bahia as redes de escoamento de águas pluviais e esgoto e a rede tronco para abastecimento de água já estão instaladas e a rua já conta com pavimentação em grande trecho. A rua Caxias já está com as redes instaladas e com meios-fios e base para receber o calçamento com paralelepípedos.

A rua São Mateus começa a receber as galerias de escoamento pluvial, de esgoto e abastecimento de água. As galerias pluviais no bairro têm 2 metros de largura por 1 metro de altura. As manilhas de esgoto, 150 milímetros, assim como as de abastecimento de água.

Na Nova Esperança, para o desague das águas pluviais, já que a comunidade é situada em cota baixa ao nível do mar, serão construídas três bacias de escoamento de água. Já foi iniciada, nessa primeira etapa das obras na localidade, a construção da primeira dessas bacias, próximo ao CIEP local.

De acordo com o secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, as obras estão dentro do cronograma e já dão uma nova face à localidade. “As ruas estão se transformando e os moradores estão confiantes. O ritmo das obras está normal”, colocou o secretário.

Segundo informa a subsecretária de Urbanismo, Alessandra Aguiar, para o escoamento do esgoto será construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na Rua das Acácias, e que vai captar e tratar o esgoto das duas localidades, Nova Esperança e Nova Holanda. “Estamos instalando a rede tronco de esgoto. A ligação dessa rede com as casas, só acontecerá quando a ETE estiver concluída. As obras da ETE começarão em breve”, disse Alessandra.

Em relação à instalação da rede de distribuição de água, Alessandra informa que esse abastecimento acontecerá em parceria com a Cedae, que é o órgão estadual responsável pela captação e distribuição de água. “Nessa parceria na Nova Esperança, a prefeitura comprou e está instalando as manilhas. Depois, a Cedae é que vai ligar a rede às casas”, colocou Alessandra, acrescentando que as obras na Nova Esperança são fiscalizadas pela secretaria de Obras e Urbanismo, junto com a fiscalização da engenharia da Caixa Econômica Federal, que é o agente liberador da verba das obras do PAC.

As melhorias na Nova Esperança começaram em 16 de março e incluem infraestrutura completa, com construção de rede de água pluvial, rede de esgoto, rede para fornecimento de água potável, pavimentação das ruas com paralelos, equipamentos comunitários como posto médico, além de unidades habitacionais. Na parceria para as intervenções no bairro, o governo municipal investe R$ 2 milhões de contrapartida e o governo federal, R$ 10 milhões. As obras vão beneficiar cerca de cinco mil famílias. A Nova Esperança terá pavimentados cinco mil metros de ruas. Os moradores da localidade recebem da prefeitura, em parceria com o governo do estado, o título de propriedade dos terrenos.

Fazem parte ainda do projeto da Nova Esperança a construção de uma praça com centro Comunitário, unidade do Programa Saúde da Família (PSF) e de 64 unidades habitacionais, que serão destinadas às famílias em maior de situação de risco social. O projeto também inclui a implantação de pelo menos dois projetos sociais – uma cooperativa de reciclagem e uma fábrica de beneficiamento de pescado.

Em relação à construção das 64 unidades habitacionais, Alessandra Aguiar, responsável pelas obras do PAC em Macaé, informa que o canteiro de obras e o terreno para a construção das casas estão preparados e as obras já vão começar. “No terreno já foi feita a sondagem do solo e as obras vão começar. Hoje, tudo está correndo bem nas ações da Nova Esperança. As pessoas, vendo o andamento das obras, estão receptivas. Foi formada um comissão com os moradores para a fiscalização dessas obras. Os moradores contam com assistência técnico-social, com assistentes sociais da secretaria de Habitação junto com o Urbanismo, para assistir aos moradores”, colocou a subsecretária.