logo

Obras de casas populares em ritmo acelerado

28/07/2005 15:22:39 - Jornalista: Simone Noronha e Ludmila Azevedo

As obras de construção das 307 casas populares da prefeitura estão em ritmo acelerado. A obra está sendo toda feita com tecnologia avançada, que permite que as casas sejam erguidas em tempo recorde. A prefeitura adotou um sistema modular de encaixe, com fabricação em série: uma equipe coloca as paredes das unidades, outra vem em seguida, colocando o piso e assim por diante. Cada casa leva em média oito dias para ser levantada.

O sistema permite ao morador construir outros pavimentos na casa, que terá um ou dois quartos. Dentro do projeto de infraestrutura (que inclui drenagem, rede de água potável, águas pluviais e esgoto) está programada a instalação de dois metros de manilhas. Serão construídas duas mini estações de tratamento de esgoto, sendo que nesta primeira fase será erguida pelo menos uma que possibilitará atender 2500 pessoas. A água virá de um poço no próprio bairro.

Testes foram feitos e apontaram a potabilidade da água. A distribuição será feita através de um sistema chamado “castelo d’água” (uma torre cuja caixa de água ficará no alto). A água será jogada para cisterna através de sucção e bombeada para a caixa d’água no alto do “castelo”. O projeto inclui também iluminação para todas as ruas do bairro, que contará ainda com uma área social com escola, creches e praças.
As casas serão entregues em setembro.

As casas vão beneficiar famílias atingidas pelas enchentes em bairros como Aterrado do Imburo, Nova Esperança, Colônia Leocádia e Piracema. Elas estão sendo construídas no Bosque Azul, bairro da Ajuda de Baixo. O novo loteamento fica numa área de 600 mil metros quadrados no Bosque Azul, na Ajuda.